A tradicional partida direta de motores elétricos trifásicos pode ser considerada como recurso ideal quando deseja-se usufruir do desempenho máximo nominais de um motor elétrico trifásico. Umas das características que devem ser aproveitadas é o torque de partida (uma das principais características do motor elétrico).
Serão observados os seguintes aspectos na resposta do candidato: a) são vantagens da utilização de uma chave estrela-triângulo: 1- baixo custo; 2- componentes da chave ocupam pouco espaço (quadro elétrico pequeno); 3- sem limitação no número de partidas; 4- redução da corrente de partida para 1/3 da corrente nominal.
Ou seja, Conjugado (C) é igual à Potência (P) dividido pela Velocidade de Rotação (n): Olhando para esta relação, fica evidente que, comparando-se motores de uma mesma velocidade nominal, o conjugado que é por eles oferecido é proporcional a potência de cada motor.
A partida compensadora ou chave compensadora é utilizada para partidas sob cargas de motores de indução trifásicos com rotor em curto-circuito, onde a chave estrela-triângulo é inadequada. A norma prevê a utilização desta chave para motores, cuja potência seja maior ou igual a 15 CV.
Utilizamos a partida estrela triângulo quando a curva do conjugado do motor é suficientemente elevada. É aconselhável que a corrente de partida em estrela esteja entre 25% a 33% da corrente de partida em triangulo.
A partida estrela triângulo é um método de partida usado em motores elétricos trifásicos. Ela utiliza uma chave com o mesmo nome, manual ou automática, e é interligada aos rolamentos do motor, devendo estar acessíveis em seis terminais.
O funcionamento do comando consiste da seguinte forma, ao acionar o botão de liga os contatores KM1 e KM3 entram em funcionamento simultaneamente, observe que o contator KM3 fecha os terminais 4-5-6 do motor (fechamento estrela), ao mesmo tempo KM1 energiza os terminais 1-2-3 do motor, sendo assim o motor parte em ...
O princípio básico é aplicar uma tensão menor, por exemplo 220V em um fechamento estrela feito para 380V, até que o motor consiga atingir rotação nominal para então comutar para o fechamento em triângulo.
Rede trifásica O fornecimento trifásico, utilizado nas regiões urbanas e por indústrias, é a ligação feita por quatro fios: três fases e um neutro. As tensões elétricas proporcionadas são de 127 V ou 220 V, e a soma das potências de todos os equipamentos ligados à rede pode ser de 25000 watts até 75000 watts.
Tensão trifásica no Brasil - 220V e 380V Nos sistemas trifásicos a distribuição é feita a 4 fios, 3 dos quais possuem tensão ( R, S e T) e um neutro. ... Por exemplo, na tensão 127/220V o valor 127 é obtido quando se mede a tensão entre fases R e o neutro; o valor 220V é obtido quando se mede a tensão entre R e S.
As vantagens Uma das vantagens do sistema trifásico é o uso de menos material para entregar mesma potência de um monofásico equivalente, diminuindo as despesas e possibilitando geradores e condutores menores e mais leves. Além disso, os motores trifásicos estão menos propensos a quedas inesperadas de energia.
Tecnicamente falando, a rede monofásica comporta as voltagens de 110V e 220V, já a trifásica comporta 220V e 380v. Toda casa tem em sua caixa de força 220V monofásico, ou seja, dois fios com 110V cada.
A rede monofásica é conectada ao transformador através de dois fios — um que possui tensão (fase) e um neutro. Ela comporta uma tensão elétrica máxima de 110V e até 8.
Se sua casa tem ligação bifásica (2 fases 220V e Neutro), para se transformar uma tomada para 220V basta ligá-la em duas fazes, devendo identificar os dois fios fases e fazer uma derivação de cada fio para essa tomada. Então eu só preciso identificar o outro fio 110 volts e ligar com o neutro.