A Idade Média durou de 476 a 1453, e seu nome foi resultado de uma visão negativa que os renascentistas tinham do período. O nome Idade Média, usado para referir-se a esse período entre 476 e 1453, foi uma invenção dos renascentistas.
A idade Média começou com a queda do Império Romano do Ocidente, em 476 d.C., e se encerrou com a tomada da capital do Império Bizantino, Constantinopla, pelos turcos-otomanos, em 1453. Esse período costuma ser dividido em dois: Alta e Baixa Idade Média. A Alta Idade Média estendeu-se do século V ao X.
Os séculos XII e XIII foram os pontos altos da civilização medieval. Mas, no século XIV, a Europa Ocidental sofreu uma fase conturbada, marcada por dificuldades econômicas, diminuição da população, guerras e o enfraquecimento da Igreja. Estes foram alguns dos sinais que anunciaram o fim da Idade Medieval.
A peste negra, que matou milhares de pessoas na Europa, foi à causa da necessidade de aumento de pesquisas na área da saúde. O final da idade media foi marcado por varias transformações na sociedade do período. As pessoas que antes viviam quase que exclusivamente nos campos, foram mudando para as cidades.
De toda forma, a tradição dos francos como grandes aliados da Igreja Católica permaneceu na França, que foi muito atuante nas cruzadas. O Reino dos Francos mudou a organização e a distribuição do poder na Europa e foi fundamental para o poderio dominante da Igreja Católica no mundo medieval.
Clóvis I
Olá, A relação entre a igreja e o reino franco é de apoio mútuo, visto que após a Queda do Império Romano o único reino que descendia dos povos invasores que conseguiu consolidar-se militar e politicamente foram os francos, que já haviam se convertido ao cristianismo. ... Essa era a relação entre o reino franco e a igreja.
Sendo assim, muitas das outras tribos germânicas já eram cristãs, sendo o cristianismo um aliado do reino franco, além disso, a Igreja Católica legitimava o poder dos reis francos e eles a apoiavam e protegiam. Essa era a relação entre o reino franco e a igreja.
Os francos mantiveram a indústria e a manufatura dos romanos e dos germânicos, bem como a arte e a arquitetura. Após a morte de Clóvis, o reino foi dividido entre seus quatro filhos, o mais velho, Teodorico I, controlou a margem oeste do Mar do Norte até a região dos Alpes.
Com a desintegração do império romano diversos reinos surgiram na região antes controlada por roma. o reino franco surgido em 481 foi um deles em 496 (aproximadamente) . Clovis rei dos francos converteu se ao cristianismo a) que importancia teve essa conversão no processo de formação e consolidação do reino franco.
Resposta. Se aliando à igreja católica, visto que o papado via nos povos francos una forma de proteção, por eles serem tão bravos e guerreiros. Enquanto os francos protegiam o papado, a igreja dava prestígio e apoiavam eles, fazendo-os se fortalecerem.
Clóvis ampliou seu poder por meio da guerra e do casamento com uma princesa cristã de nome clotilde.