Resposta. Em novembro de 1519, os espanhóis entraram em Tenochtlán e foram recebidos pelo imperador Montezuma e por alguns nobres astecas, que lhes forneceram abrigo e alimentos.
Resposta. Basicamente o fato dos espanhóis serem mais avançados belicamente que os americanos nativos. Note que, enquanto os nativos utilizavam arcos e flechas, os espanhóis portavam canhões e armas de fogo à pólvora, ressaltando também as armaduras de ferro que os ibéricos vestiam, garantindo a eles certa proteção.
Quando os espanhóis chegaram à Tenochtitlán (1519) encontraram uma sociedade esplendorosa e com uma arquitetura reconstruída, pois a cidade havia sofrido uma devastação causada por uma inundação por volta de 1517.
A civilização Maia, quando sofreu a invasão espanhola, já estava em decadência por diversos motivos discutidos entre historiadores. ... Assim a dominação espanhola foi facilitada pela decadência das cidades Maias, que já estavam abaladas.
Resposta. Explicação: Quando os espanhóis chegaram á região no séc XVI,a civilização Maia baseava-se economicamente na agricultura do milho,produção realizada por camponeses que viviam nos arredores das cidades-estado.
Resposta. Resposta: Antes da ocupação Maia, o território era habitado pelas culturas Olmecas, que foram antepassados tanto dos Maias quanto dos Astecas.
Podemos dizer que a leitura desse texto nos permite concluir sobre a relação entre espanhóis e maias que ela foi preponderantemente violenta e de dominação, sendo os espanhóis os invasores e conquistadores, enquanto os maias buscavam manter suas cidades seu modelo civilizacional.