Durante a fonação, o ar da respiração produz uma vibração das cordas vocais que estão fechadas; o que resulta num som complexo. Entre os sons vocalizados, são produzidos segmentos mudos da corrente respiratória,que são emitidos entre as cordas relaxadas.
Após a produção, pelas pregas vocais, do som fundamental com seus harmônicos, este é moldado pelo trato vocal que compreende as cavidades faríngea, oral e nasal. Todas as estruturas existentes nestas cavidades têm a sua participação, mais ou menos importante, na produção sonora.
Os articuladores ativos são os que se movimentam em direção ao passivo: lábio inferior, língua, véu palatino e cordas vocais. Os articuladores passivos Page 2 são: lábio superior, dentes incisivos superiores, alvéolo, palato duro, véu palatino e úvula.
Quais são os sintomas da faringite?
Função. A função da faringe é de receber o ar que chega das cavidades nasais e passa pela laringe, indo até a traqueia. ... A epiglote está situada na parte inferior da laringe e superior da laringe e tem movimentos de abrir e fechar justamente para proteger tanto o sistema respiratório quanto o digestivo.
A faringe comunica-se com a boca por uma abertura que recebe o nome de istmo de fauces. Por fim, temos a laringofaringe, situada por baixo do osso hióide e por trás da laringe. A laringo faringe abre-se na laringe e no esôfago.
A nasofaringe é a parte mais alta das vias aéreas, situada logo atrás do nariz e acima do palato mole. A nasofaringe serve de passagem a partir do nariz à garganta, para o ar até a traqueia, brônquios e pulmões.
A garganta (faringe) se localiza no fundo da boca, sob a fossa nasal e acima do tubo oco que vai da garganta ao estômago (esôfago) e a traqueia (veja a figura Visualização do interior do nariz e da garganta).