Por exemplo, quando dez molas iguais são associadas em paralelo, basta somar a constante elástica de todas, ou seja, dez vezes a constante individual.
Para calcular a força elástica, utilizamos uma fórmula elaborada pelo cientista inglês Robert Hooke (1635-1703), chamada de Lei de Hooke:
Constante elástica da mola A constante elástica mede a rigidez da mola, isto é, a força que é necessária para fazer com que a mola sofra uma deformação.
O significado físico da constante elástica é definido da seguinte forma: se a constante elástica de uma mola for, por exemplo, K=20N/cm, isto significa que uma força de 20N provoca nessa mola uma deformação de 1cm. ... A lei só é válida até o ponto em que a força aplicada ao corpo gera uma deformação elástica.
O sinal negativo mostra que o sentido da força da mola é sempre contrário ao do deslocamento da extremidade livre. ... O trabalho Ws é positivo, se a extremidade livre da mola se aproxima da posição relaxada (x = 0), e negativo se a mola se afasta da posição relaxada.
Quando uma força atua sobre um corpo ela produz deformação e/ou aceleração em movimento de translação ou rotação. Quando uma força atua sobre uma barra articulada num ponto, qual é o efeito que ela produz? A força F atuando na barra produz um efeito de rotação em torno do ponto do ponto C.
Trata-se de uma grandeza vetorial que possui módulo, direção e sentido. Esses três elementos referem-se, respectivamente, a intensidade da força aplicada, a reta ao longo da qual a força atua; e ao lado da reta para o qual o esforço foi feito.
A Força é uma grandeza vetorial, ou seja, possui direcção e sentido, ela caracteriza a acção de um corpo sobre outro que tem como efeito uma deformação ou uma alteração na sua velocidade no corpo em que atua.