Os crustáceos são divididos em dois grupos: Decápodes - São crustáceos que possuem dez patas. Geralmente, as duas patas dianteiras são modificadas e bem desenvolvidas para captura de alimentos. Os principais representantes dessa classe são os camarões, caranguejos, lagostas e siris.
Ambos pertencem a um grupo maior de crustáceos, os decápodes, que, como diz o nome, têm como principal característica o fato de possuírem dez patas – o que faz com que camarões e lagostas também pertençam à mesma turma.
O camarão tem cinco pares de pernas, dois pares de antenas e cauda e forma de leque. Assim como seus parentes, as lagostas e os caranguejos, o camarão tem cinco pares de pernas que saem da região do tronco.
O corpo dos camarões é coberto por uma carapaça impregnada de sais cálcicos e divide-se em três regiões: o cefalotórax, na parte anterior; o abdome, onde se inserem os apêndices locomotores ou patas, em número de dez; e o telso, na parte posterior.
Apesar de serem da mesma família, o Camarão Rosa e o Cinza possuem algumas diferenças notáveis. Por exemplo, enquanto o Rosa é carnudo, pode chegar a até 18 cm, o Cinza é pequeno, ideal para aperitivos. Normalmente, o Cinza é criado em cativeiro, mas também pode ser encontrado em águas do Nordeste do Brasil.
camarão pitu
No Brasil, a palavra lagostim é utilizada para designar lagostas de tamanho pequeno ou popularmente para camarões de tamanho grande, mas geralmente de água doce.
O pistol shrimp, conhecido em português como camarão-de-estalo (ambos são nomes genéricos para os camarões da família Alpheidae), é um bicho de 5 cm que paralisa – e chega a matar – suas presas à distância, por meio de uma onda de choque subaquática violenta.
Camarão rosa Esse camarão é muito utilizado em receitas nossas, ele é uma espécie que atinge até 18cm e pode ser encontrado no estado da Bahia, estendendo-se até o litoral nordeste argentino. Esse é o camarão mais consumido no país, possui uma carne vasta, com sabor mais adocicado, intenso e é rico em ômega 3.
O vocábulo “cinza” refere-se à cor do camarão cru. Uma vez cozido, ele adquire a cor vermelha. O camarão é um animal com características bastante peculiares: uma vez pescado e morto ele começa a absorver água, aumentando seu peso.
Na água doce, temos a presença de poucos sais e mais minerais, é a água potável para os seres humanos e plantas, é a água utilizada para a manutenção da vida na terra. A água salgada possui uma quantidade muito maior de sais e menos minerais, é a água que está presente em maior abundancia na terra.
ALIMENTAÇÃO O camarão- de-água-doce gosta de comer tanto animais quanto vegetais. Porém, forneça rações peletizadas ou extrusadas de alta densidade para camarões marinhos.
Hábito alimentar dos camarões Geralmente, os camarões possuem hábito alimentar onívoro, isto é, se alimentam de “tudo”: resíduos animais, vegetais, plancto, algas, bentos vivos ou mortos, animais mortos e camarões mortos, além das cascas de camarões que fizeram a muda.
O pH precisa estar entre 7 e 9, a dureza da água precisa estar de 20 a 150mg/l e a transparência precisa ser de 20 a 40cm. O terreno precisa apresentar solo argiloso e, no máximo, 5% de declive. Conforme mencionado, os tanques escavados, com fundo de terra, são bons para a criação de camarões-de-água-doce.