Portanto, a recomendação é escolher o serviço de remessa EMS, como ePacket, para tentar evitar o despacho postal, apesar da posição oficial dos Correios sobre a cobrança.
Se a sua encomenda é de rastreio simples (sem rastreamento no Brasil) e o seu telefone estiver registrado no pacote, os Correios vão te mandar um SMS. Nos pacotes registrados, a informação aparece como "aguardando pagamento do despacho postal" quando você rastreia seu pacote no site dos Correios.
O pagamento deve ser realizado em até 30 dias corridos após a data da liberação da encomenda pela da Receita Federal, ao término deste período o objeto poderá ser devolvido à origem ou encaminhado para refugo, conforme definições da autoridade aduaneira ou do remetente.
Por lei quando o valor do produto somado ao valor do frete é menor que US$ 50 dólares e se o envio é feito por uma pessoa física seu pacote não será taxado.
Solicite o Requerimento de Revisão de Tributos O primeiro passo para contestar uma cobrança indevida de impostos sobre produtos importados é solicitar o Requerimento de Revisão de Tributos. Trata-se de um documento, disponível no site ou agência dos Correios, que você deve preencher e entregar a mesma instituição.
Portanto, antes de recusar um produto por achar a taxa ou multa altas, é necessário que você entre em contato com o AliExpress, Banggood ou GearBest informando o motivo pelo qual deseja devolver o produto.
4 formas de contornar a Cobrança de Despacho Postal
O formulário para o pedido de revisão pode ser obtido nos Correios e o interessado deverá apresentar as razões e provas em seu favor, solicitando a revisão. Se o pedido for negado, será mantida a cobrança, exigindo-se o pagamento para a retirada da encomenda.