O planejamento tributário é um conjunto de sistemas legais que visam diminuir o pagamento de tributos. O contribuinte tem o direito de estruturar o seu negócio da maneira que melhor lhe pareça, procurando a diminuição dos custos de seu empreendimento, inclusive dos impostos.
Existem três tipos de planejamento tributário: operacional, estratégico e tático. Para saber quando adotar como estratégia cada um deles e executar com eficiência, é necessário conhecer profundamente todos os setores da empresa, de modo que se defina os objetivos e as formas que serão utilizadas para atingi-los.
O planejamento tributário serve para reduzir, adiar ou anular, dentro dos meios legais, o ônus fiscal. ... Diante disto, depreende-se de forma objetiva, que a finalidade principal do planejamento tributário é a economia e/ou a redução legal da quantidade de impostos a serem pagos ao governo.
O planejamento tributário é uma ferramenta essencial para que micros e pequenas empresas se desenvolvam e alcancem a estabilidade, uma vez que a função principal do planejamento tributário é a diminuição dos tributos pagos, e esses representam boa parte do faturamento da empresa.
O planejamento tributário ou elisão fiscal tem como objetivo realizar uma análise dos tributos a fim de reduzir as despesas da empresa. ... Além disso, após um estudo sobre as regras dos impostos que incidem sobre a empresa, é possível estudar as maneiras de reduzir essas taxas.
Desta forma, o objetivo final do planejamento tributário é ajudar a empresa a poupar recursos financeiros encontrando uma estratégia que possa gerar ações que no final das contas forneçam subsídios para a melhor tomada de decisão, ou seja, uma decisão que realmente produza efeitos que proporcionem a redução dos custos ...
Como fazer um planejamento tributário: passo a passo
Com isso o planejamento tributário se tornou um instrumento importante na construção de uma decisão para a empresa, visando que toda organização tem como objetivo principal o aumento dos lucros, o planejamento tributário procura encontrar formas legais para a redução da carga tributária a qual a empresa está sujeita.
Quando uma empresa usa crédito tributário para pagar impostos, ela reduz significativamente sua carga de tributária, aumentando seus lucros e abrindo possibilidades para realizar novos investimentos. Isso deixa seus preços mais competitivos e cria outros diferenciais.
Nossa análise é baseada nos dados contábeis do exercício em vigor, levando em conta os tributos que a empresa está sujeita. (IRPJ, CSLL, PIS, COFINS, INSS, ICMS, IPI, ISS, Simples Nacional).
10 dicas para ajudar a reduzir a carga tributária da sua empresa
Confira 4 estratégias para reduzir a carga tributária da empresa
A redução da carga tributária é uma maneira que muitas empresas encontram, inclusive, para sair de uma crise. Essa é uma alternativa dentro da lei que possibilita aos negócios devolver ao caixa, montantes que possam até mesmo impulsionar as suas finanças.
Como reduzir impostos na empresa dentro da Lei?
5 Passos para economizar em impostos e reduzir custos
Assim, podemos afirmar que de maneira direta, todos os tributos são automaticamente revertidos para a sociedade em forma dos bens e serviços públicos, como por exemplo: saúde, educação, justiça, sistema de transportes, segurança pública, e que indiretamente, como um retorno para a vida social, através dos efeitos da ...
Os impostos cumprem uma importante função na sociedade moderna. Com os recursos arrecadados via tributação, o Estado consegue financiar-se e prover bens públicos à população. Quanto maior é o Estado, maior é a necessidade de se arrecadar recursos junto à sociedade. ...
"O imposto de renda é mais consequência do que causa, pois o grande problema é a tributação pesada que se faz no Brasil da mão de obra e da folha salarial", diz José Roberto Afonso, professor do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP).