A termogênese mecânica está baseada na produção de calor que ocorre durante o calafrio. O calafrio é uma resposta muscular apresentada por muitos animais, entre os quais o homem, quando são subitamente expostos ao frio. Pode também ser observado nos estados febris, quando a temperatura corporal ascende rapidamente.
O incômodo causado pelo calor ou frio é um mecanismo de defesa. Ao transpirar muito ou ranger os dentes, o corpo alerta que não está mais trabalhando em equilíbrio. O corpo humano é programado para funcionar a uma temperatura média de 36,5 °C.
O controle da temperatura corporal humana é realizado pelo hipotálamo, conhecido como termostato biológico, uma porção pequena do encéfalo que também está relacionado com o emocional, respostas sexuais, apetite e regulação hídrica.
No hipotálamo situa-se o sistema de controle central, que regula a temperatura do corpo ao integrar os impulsos térmicos provenientes de quase todos os tecidos do organismo, e não apenas em relação à temperatura central do organismo, o que tem sido considerado como temperatura corporal média.
Apesar de nossa temperatura interna ainda ser mais elevada, a gente passa a perder menos energia para o ambiente. Resultado: o organismo aciona alguns mecanismos para aumentar essa perda, como a produção de suor e uma redução no ritmo do metabolismo.
Por definição física, a sensação térmica trata-se de uma percepção do ar, a qual pode diferir muito da temperatura real, pois fatores como a umidade relativa do ar, densidade atmosférica e a velocidade de propagação do vento alteram a transferência de energia (calor) entre o meio ambiente e o corpo.
A cabeça concentra a maior temperatura do corpo; na testa, o calor chega a 50 graus.
NÃO. POIS A TEMPERATURA DO CORPO HUMANO É 36 GRAUS.
É possível uma pessoa sem febre " sentir frio" quando a temperatura é de 50 graus.
A temperatura corporal considerada normal para o ser humano varia entre 36,1ºC e 37,2ºC. Quando esse valor cai de forma repentina, atingindo um nível abaixo de 35ºC, é considerado que o corpo entrou em estado de hipotermia, perdendo o calor natural e exigindo cuidados.
Recentemente, testes menos perigosos foram realizados e foi descoberto que a temperatura exata que um ser humano pode suportar é de 127°C por 20 minutos antes que o corpo aqueça a ponto de sofrer danos. Para menos, um ser humano bem agasalhado consegue suportar uma temperatura de -29°C sem vento.
127ºC
Conforme especialistas, quando as pessoas ficam expostas ao frio durante um longo tempo podem sofrer sérios danos à saúde, e, em casos mais extremos, podem entrar em coma ou até mesmo morrer de hipotermia, devido à redução severa da temperatura normal do corpo.
Em média, uma temperatura considerada normal do corpo humano não passa dos 37°C.
A febre é uma temperatura corporal elevada. A temperatura é considerada elevada quando é superior aos 38 °C, conforme medida com um termômetro na boca ou mais alta que 38,2 °C, se medida por um termômetro no reto.
Temperaturas de banho que podem queimar nossa pele A temperatura em 49ºC demora um pouco mais de 5 minutos para gerar queimaduras graves em nossa pele. Já uma temperatura configurada em 52ºC demora cerca de 1 a 2 minutos para ocasionar as queimaduras.
O ser humano é capaz de correr a uma velocidade de até 64,4 km/h - superando o atleta jamaicano Usain Bolt, recordista mundial dos 100 m rasos, segundo estudo realizado nos Estados Unidos.
O corpo humano só pode suportar 45 unidades de dor, mas no momento do parto uma mulher suporta até 57 unidades de dor, isto equivale a 20 ossos quebrados todos de uma só vez...
Uma pessoa normal aguenta cerca de uma aceleração de 5 g (ou 50 m/s²), ocorrendo o enrijecimento dos músculos devido a força que o sangue exerce na volta do cérebro.
Quando caminhamos, nos movemos a uma velocidade que varia entre 5 e 6,5 km/h em média, e quando começamos a correr estamos em velocidade de 7,5 a 8,5 km/h pelo menos, com aumento da freqüência cardíaca como resultado da maior intensidade do exercício.
Qual a velocidade média de uma bicicleta? Ciclistas que não participam de competições conseguem atingir cerca de 20 km/h em ruas pavimentadas. Ou seja, podemos afirmar que a velocidade média de uma bicicleta gira em torno de 15 km/h a 25 km/h, levando em consideração a estrada e o ciclista.
6,4 km/h
Por exemplo: a uma velocidade média de 60 km/h, um automóvel percorreria 1 km em 1 minuto. Ora, se a distância de 60 quilômetros é percorrida em uma hora, 1/60 dessa distância é percorrida em 1/60 da hora.
1 quilômetro em 11 minutos e 30 segundos + 3 quilômetros em 32 minutos e 30 segundos + Recuperação em 500 metros + 1 km em 11 minutos e 30 segundos. 3,8km. 2 km em 23 minutos + 800 m em 9 minutos e 20 segundos + Recuperação durante 30 segundos + 1 km em 12 minutos.
7 minutos
O fator de conversão utilizado é o 3,6 em virtude das correspondências entre as unidades de medida de espaço e tempo, sendo 1 km = 1000 m e 1 h = 3600 s.