O uso abusivo dos smartphones pode gerar transtornos psíquicos, como ansiedade e, posteriormente, depressão. O transtorno já tem um nome: nomofobia, medo de ficar sem o celular. Longe do aparelho, o indivíduo fica ansioso, com a sensação de estar perdendo informações importantes, ou ainda excessivamente entediado.
As consequências do Transtorno de Vício em Internet faz com que a pessoa aos poucos vá perdendo o interesse na vida e tudo se resuma ao uso da internet. O isolamento emocional e o contato interpessoal ficam prejudicados.
Alguns dos sinais aparentes deste vício podem incluir:
causadas pelo uso excessivo da internet.
Passar horas sem realizar quaisquer outras atividades além de jogar, deixar de se reunir com os amigos, isolar-se da família e apresentar comportamentos agressivos quando distante dos games podem ser sintomas de um caso de vício em jogos eletrônicos.
Como tratar a nomofobia? Dicas para diminuir e evitar o vício em celulares
A monofobia é uma desordem emocional caracterizada pelo medo intenso de ficar sozinho, incomunicável e ir para lugares em que o indivíduo não possui familiaridade.
Fique atento às consequências físicas (privação de sono, dores na coluna, problemas de visão) e psicológicas (depressão, angústia, ansiedade) devido ao uso abusivo das tecnologias.
Elevação dos níveis de ansiedade Irritação e alterações de humor também são frequentes quando o indivíduo sofre com a Nomofobia. Seja por uma queda momentânea no sinal da internet ou pela falta de bateria no aparelho, qualquer pequeno momento desconectado é capaz de gerar um sofrimento intenso.
Taí uma fobia dos tempos modernos. É o medo de ficar incomunicável de um jeito bem específico: sem acesso ao celular. Tecnicamente, há até quem não considere o distúrbio uma fobia de fato, mas apenas uma ansiedade comum associada à dependência do uso de celular.
Além do vício e do padrão do sono, a psiquiatra explica que outras consequências da nomofobia podem ser a falta de concentração, problemas de visão (por causa da exposição à tela), sedentarismo, tendinite, problemas na coluna por causa da postura, e até na alimentação.
Nomofobia é a fobia causada pelo desconforto ou angústia resultante da incapacidade de acesso à comunicação através de aparelhos celulares ou computadores. ... É um termo muito recente, que tem origem nos diminutivos inglês No-Mo, ou No-Mobile, que significa Sem telemóvel. Os sintomas da nomofobia.
Procurar por alguém que te ame é o primeiro sinal de que você tem medo de ficar sozinha. Todas nós sentimos solidão às vezes e isso é normal. Começa a se tornar preocupante quando estamos de fato buscando quase desesperadamente alguém que nos ame.
A psicanálise ou a hipnoterapia pode ajudar a chegar ao fundo do medo da escuridão e, assim, superá-lo. Além disso, também há técnicas de dessensibilização gradual. A terapia cognitivo-comportamental é outra técnica eficaz muito utilizada para superar a nictofobia.
Além do transtorno psicológico, o fenômeno da demofobia também é um conceito da Ciência Política, podendo ser definido como o medo sentido pelas elites sociais do governo do povo, a democracia. Esse medo resulta do pensamento aristocrático, de que apenas alguns estariam aptos a controlar o exercício político.
Demofobia Se você não suporta ficar em shows, shoppings e lugares lotados, saiba que pode estar sofrendo de demofobia. Essa fobia é o medo obsessivo de multidões e pode estar relacionada a Agorafobia, o medo e desejo de evitar situações em que pode ser submetido a humilhação.
A demofobia é um transtorno de ansiedade que se manifesta como um medo de multidões. Esse medo é muitas vezes exagerado ou infundado, embora o sofredor possa ficar paralisado apenas com o pensamento de estar na multidão.