10 Dicas de Investimento Que Você Precisa Conhecer - Como Aprender a Investir Dinheiro
O primeiro passo do percurso de como se tornar um investidor com ações é abrir uma conta em uma corretora e logo aqui já é preciso estar atento na escolha, pois os principais custos do investimento em ações são as taxas de corretagem, taxa de custódia, taxa de emolumentos e imposto de renda.
O mercado fracionário é onde as ações podem ser negociadas sem a obrigatoriedade de um lote mínimo. Como falamos, no mercado comum de compra e venda de ações, elas são negociadas em lotes. E cada um contém 100 ações. Ou seja, você consegue apenas comprar 100, 200, 300, 400...
O que é preciso para comprar ações?
Para efetivar esse processo, você deve ter uma conta em uma corretora de valores. As transações de compra e venda podem ser feitas pela mesa de operações, mas é mais comum ocorrerem pelo home broker. Basicamente, essa é uma plataforma de negociação que oferece várias opções de ações.
Para determiná-la, é importante conhecer o seu perfil de investidor. Ele é um teste para descobrir o grau de risco adequado para a sua carteira e os ativos mais indicados. O investimento em ações possui alto risco. Portanto, ele costuma ser recomendado para investidores moderados e arrojados.
Breder destaca que o Itaú é a opção mais cara ao investidor se for considerado o indicador de preço sobre lucro (P/L). Considerando o valor de mercado das 3 empresas, o lucro em 2019 e uma queda estimada para os resultados de 2021 entre 10% e 30%, o P/L Itaú fica na faixa entre 10,5 e 13,5, calcula Breder.