Os brasileiros poderão estudar no Instituto de Bragaça, em Portugal, com o Enem. Instituição é a 20ª que assina acordo com o Inep. O Instituto Politécnico do Porto (IPP) firmou o acordo com o Inep para selecionar estudantes brasileiros com a nota do Enem.
Qualquer brasileiro que tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio e que não tenha cidadania europeia pode se candidatar para estudar em Portugal de graça usando Enem, com exceção dos estudantes de medicina, as instituições portuguesas não oferecem vagas para alunos estrangeiros na graduação.
A classificação final será obtida pela nota “H” multiplicada por 20 e dividida por 1000, ou seja: 719,50 x 20/1000 = 14,39.
Custo anual da Graduação em Portugal: de 3000 a 7000 Euros por ano, a depender da localização, instituição e do curso.
Os Politécnicos que apresentam um valor de propina mais baixo são, por ordem crescente, o Politécnico do Cávado e Ave e de Beja - 780 euros por ano - e o Politécnico de Bragança, cujo valor do presente ano letivo está na casa dos 810 euros.
Para estudar medicina em Portugal, você deverá fazer o exame nacional (depois de estar morando legalmente no país por 2 anos ou ter o estatuto de igualdade de direitos) e concorrer à vaga como os portugueses fazem.
Como transferir faculdade para Portugal?
Estudar Medicina em Portugal O curso de Medicina na Universidade de Coimbra é diurno e tempo integral, os alunos têm uma carga horária bastante longa é necessário ter boas notas no Concurso Nacional (Exames Nacionais, semelhante ao ENEM no Brasil) para ingressar.
É o destino mais procurado por brasileiros, são mais de 12 mil estudantes de Medicina no país. É na Bolívia que estão as faculdades mais baratas entre as particulares. A mensalidade nas cidades de Cochabamba e Santa Cruz de La Sierra são, em média, de R$ 750.