Etapas da modulação PCM Conforme já anteriormente visto, a modulação PCM consiste basicamente de filtragem, amostragem, quantização, codificação e compressão. Para a recuperação da voz original, é feita a demodulação através da expansão, decodificação e filtragem.
Amostragem, que consiste em retirar amostras do sinal original conforme uma freqüência pré-determinada; Quantização, que consiste em refinar o sinal amostrado; Codificação, que transforma o sinal quantizado em um sinal binário.
Quanto mais agudo (tom mais alto), maior o valor numérico em Hz. Em geral, a frequência mais baixa que conseguimos ouvir – o som mais grave – é em torno de 20 Hz (ou 20 vinte oscilações de onda por segundo) e a mais alta – o som mais agudo –, em torno de 20 kHz (ou 20.
Clique em “Configurações > Áudio > Escolha a taxa de amostragem de 8 kHz, 44.
Nessa faixa o filtro não vai nem rejeitar e nem deixar passar totalmente as frequências. ... Por isso, alguns preferem utilizar uma sample rate alta, como a de 88.
A resposta de frequência indica os limites que o som do dispositivo consegue alcançar, seja o nível mínimo ou o máximo, e não necessariamente a qualidade. O ouvido humano é capaz de escutar sons em uma frequência de 20 Hz a 20 kHz.
Impedância é a resistência de um impulso e sua transmissão. Essa resistência é o diafragma do fone, atuando como um resistor. Em fones de ouvido, geralmente essa medida fica entre 32 a 600 ohms. A impedância varia com a frequência, logo, o número que o fabricante dá é uma média.
Quanto menor a impedância maior é o volume de som, ou seja, maior a potência (esta medida em miliwatts - mW). Resposta de frequência/sensibilidade: o ouvido humano é capaz de detectar frequências de 20 Hz até 20.
Isso não significa que um fone com sensibilidade maior automaticamente seja melhor que um outro de sensibilidade menor, mas geralmente os bons fones apresentam uma boa sensibilidade em dB (pelo que eu me lembre, na faixa de 90 a 100dB ou até mais).
A sensibilidade mede o volume que o fone pode alcançar. O número encontrado na embalagem significa que para cada miliwatt de potência, ele entrega uma determinada quantidade de decibéis. Importante saber que a partir de 85 decibéis, o som já está alto o suficiente para causar danos à audição.
Os bons fones, por exemplo, apresentam números acima de 25 Ω. A potência do fone de ouvido segue a mesma linha de raciocínio e quanto maior for, mais alto sairá o som. Além disso, a sensibilidade, medida em decibéis, aponta o volume que o fone pode alcançar.
Alguns aspectos importantes a se observar são:
A potência do headset é o que determina quão alto o som ficará. Ou seja, se você quer ouvir o áudio bem alto, deve procurar pelos fones com maior potência. Um bom fone começa com potência de 50miliwatts e os mais potentes podem chegar à 150 miliwatts. A sensibilidade anda junto com a potência.
Um bom headset gamer deve possuir ampla capacidade de ajuste para se adaptar perfeitamente ao formato da sua cabeça.
Essa indicação de 5.
Uma das coisas importantes a serem consideradas ao usar fones de ouvido é que eles são ajustados para um volume máximo de 105 a 110 decibéis.
Os fones de ouvido alcançam 110 dB, em média, e é muito comum escutarmos o que outras pessoas ouvem em seus fones nas ruas, nos ônibus e nos metrôs. Essa exposição contínua pode causar danos à audição irreversíveis.
Nível de Ruído em dB (Decibéis)