Ebó Ebó (do iorubá ẹbọ, oferta ou oferenda) é uma oferenda das religiões afro-brasileiras dedicada a algum orixá, podendo ou não envolver o sacrifício animal. ... Transfere-se, para os alimentos, a energia maléfica que está na pessoa ou no local, com a ajuda de Exu e dos orixás.
Após o ritual do ebó as folhas sagradas são usadas de forma ordenadas nos banhos litúrgicos, podendo ser necessário o uso de água sagrada. Existe uma rígida cartilha a ser seguida para que se tenha resultados, e o sacrifício seja aceito.
Os homens que perderam as energias para cair nas peripécias amorosas podem procurar a Casa Santa Bárbara. Ali, o ebó sugerido pelo gerente da loja, Reinaldo Lima, 26, custa de R$ 70 a R$ 100.
Um ebó é um ritual de base africana, criado para reequilibrar os aspectos da vida de um indivíduo. Há vários aspectos que devem permanecer em equilíbrio para termos uma boa vida: saúde, amor, prosperidade, vida profissional, família etc.
Modo de Fazer o Ebó: - Você deve passar tudo no corpo da pessoa seguindo a ordem acima. - A canjica deve ser passada sempre começando no alto da cabeça e pedindo para levar tudo de ruim que a pessoa tenha ou que possa ter. - As folhas devem ser batidas no corpo da pessoa e posta também no chão junto ao Ebó.
O ebó (ẹbọ) uma oferenda a ser feita para os ancestrais ou orixá (òrìṣà) em agradecimento por benção recebidas ou na intenção de resolver problemas ou obstáculos, abrir portas e oportunidades. Os itens normalmente se compõe de itens comestíveis como frutas frescas, água, bebidas destiladas, mel e azeite.
No Candomblé quem determina as coisas é o jogo e a experiência do sacerdote ou sacerdotisa (Pai ou mãe de santo). Ebo muitas vezes são prescritos baseados em odù e outros casos não. Mas sempre determinado por um jogo de búzios e por um zelador(a) capacitado para isso.
Preceito
Ebo Awedo; Sacrifício de purificação nas águas de um rio bem limpo. Ebo Ikuda: Sacrifício para tirar uma pessoa das mãos da Morte (Ikú). Ebo Agberepota: Sacrifício de proteção contra perversidades de Inimigos físicos ou sobrenaturais. Ebo Aségbe; Sacrifício de proteção pessoal.
Ebô é um prato de origem africana preparado com milho branco cozido sem tempero.
Material Necessário: 21 acaçás; canjica cozida; mel de abelhas; 01 vela de sete dias branca e 02 pombos brancos. Maneira de Fazer: Passam-se os pombos no corpo e solta-se. A canjica cozida (ebô) coloca-se dentro da tigela de louça branca, cobre-se com mel. Os vinte e um acaçás serão espalhadas pelos cantos da casa.
Cozinhe a canjica (cuidado para não deixar grudar no fundo), coloque numa tigela branca, tempere comoliva mel e um pouco de açúcar, enfeite com o cacho de uva. Ofereça em um lugar à cima da sua cabeça, que seja limpo. E não se esqueça de acender uma vela branca de 7 dias ao lado da comida do santo.
O ebó uma oferenda a ser feita para os ancestrais ou orixá (òrìṣà) em agradecimento por benção recebidas ou na intenção de resolver problemas ou obstáculos, abrir portas e oportunidades. Os itens normalmente se compõe de itens comestíveis como frutas frescas, água, bebidas destiladas, mel e azeite.
O ebó uma oferenda a ser feita para os ancestrais ou orixá (òrìṣà) em agradecimento por bênção recebidas ou na intenção de resolver problemas ou obstáculos, abrir portas e oportunidades.
1 alguidar grande; 1 kg de farinha de mandioca crua; 1 bife grande e suculento; Azeite de dendê; Mel; Pimentas dedo de moça; Feijão fradinho; 3 cebolas médias; 1 garrafa de pinga; 1 vela branca; 1 punhado de moedas. Frite o bife no azeite de dendê, sem passar demais.
Este ebó tem que ser feito e arriado nos pés de uma palmeira. Coloque a abóbora inteira para cozinhar, depois faça uma pequena abertura na parte de cima da abóbora e tire todas as sementes de dentro e deixe-a esfriar, pegue os acaçás e as outras coisas, passe no corpo e coloque dentro da abóbora.
Para positivar o Odu Odi através de banho, use folhas de mamona, sálvia e orobô ralado. Aliás, corre uma lenda que para ser zelador de santo, tem que ter Odi no seu conjunto Odúnico. Isto é contado num dos itans de ifá e no Omerê de Logun também.
Saudação a Obará Meji: “Saudemos Obará Meji. Ele é o barro que faz. Secar o nosso suor.” Essa saudação evoca a idéia de alívio da mesma forma que o barro refresca o corpo cheio de calor. Ele tem o poder de trazer alívio para os problemas que estejam nos afligindo.
Oferenda para Obará ( odú da riqueza e prosperidade) - 6 frutas lavadas e secas ( 1 cacho de uva , 1 maça vermelha, 1 pera, 1 laranja lima,1 mamão papaia e 1 carambola / você pode trocar as frutas, porém elas tem que ser docês, não coloque frutas ácidas !)
Para o nosso povo de santo que temente ao Orixá e as oferendas que trazem boa sorte, hoje eu trago uma lista de encantamentos (Ebó) para poder Agradar Obará (senhor dono da riqueza) que é cultuado aqui no Brasil no Dia 06 de janeiro e devotos fazem comidas e agrados ao Orixá Oxossi que caminha com este Odu.