Para colocar essas receitas e despesas no período correto, o contador registrará lançamentos contábeis de ajuste. Para este exemplo, o contador deverá registrar um valor de receita igual para cada um dos seis meses para refletir que a receita é recebida ao longo de todo o período.
Em sentido geral, exercícios financeiros anteriores ao presente. Em sentido específico, a expressão é usada como abreviatura de “Despesas de Exercícios Anteriores”, modalidade específica de despesas previstas no art. 37 da Lei Federal nº.
a) lançamento de ajuste a crédito da conta "Ajustes de Exercícios Anteriores"; b) transferência do valor do ajuste da conta "Ajustes de Exercícios Anteriores" para a conta "Lucros ou Prejuízos Acumulados"; c) contabilizar a parcela correspondente ao Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o ajuste, caso houverem.
Receita diferida é a receita que a empresa ainda não reconheceu na DRE, mas já recebeu o pagamento. Assim, a companhia registra um passivo correspondente.
Como fazer um ajuste de caixa
O ajuste de caixa é utilizado para inserir novos valores, como por exemplo em momentos onde não tem troco e você precisa cadastrar esse valor para suprir essa necessidade.
Passo 1: Identificar os erros (esse talvez seja o principal desafio, passar um pente fino no caixa e ver tudo que está errado); Passo 2: Corrigir cada ativo e cada passivo que esteja errado (esses lançamentos são feitos contra o patrimônio líquido, já que dizem respeito a erros ocorridos em exercícios já encerrados);