A pessoa pode ter nascido com apenas um rim, uma condição conhecida como agenesia renal. Isso é mais comum entre homens, segundo o instituto de pesquisa Kidney Research, do Reino Unido. Também é possível nascer com ambos os rins, mas apenas um deles funciona.
Após circular pelos rins, o sangue retorna à veia cava abdominal através das veias renais. Os rins recebem cerca de 1,2 litros de sangue por minuto, ou seja, cerca de um quarto do sangue bombeado pelo coração. Podemos dizer que os rins filtram todo o sangue de uma pessoa cerca de 12 vezes por hora!
Os rins são órgãos encontrados aos pares na região posterior abdominal, estando cada um localizado lateralmente à coluna vertebral. Apresentam-se na forma de grãos de feijão e possuem dois polos (inferior e superior – sobre esse último localiza-se a glândula suprarrenal).
Os néfrons são as estruturas funcionais do rim, em que ocorre a filtração do sangue e a formação da urina. Cada néfron é formado por um corpúsculo renal e um túbulo. O corpúsculo consiste em um emaranhado de capilares (glomérulo) envolvidos por uma estrutura chamada cápsula glomerular ou cápsula de Bowman.
A formação da urina acontece nos néfrons e envolve três etapas básicas (filtração, reabsorção e secreção) que garantem a eliminação de produtos indesejáveis. A urina é uma substância constituída por produtos do metabolismo e substâncias que estão em excesso no organismo.