CAL HIDRATADA TRAÇOS PROPORÇÃO E USO O traço é definido por modelos numéricos, esses geralmente seguem a seguinte ordem, CIMENTO : CAL : AREIA , uma argamassa de assentamento por exemplo tem as proporções 1 : 1 : 6 ou seja 1 parte de cimento, 1 parte de cal e 6 parte de areia.
Material garante o endurecimento e melhor desempenho da argamassa na hora de assentar ou revestir paredes e muros. A cal é um elemento consumido em larga escala pela construção civil, principalmente durante o preparo de argamassa para o assentamento ou revestimento de paredes e muros.
A SmartCal é um aditivo concentrado plastificante que substitui a cal no preparo de argamassas de assentamento ou de reboco. É um produto liquido e, por isso, torna o trabalho mais prático e garante a economia de material e um excelente acabamento.
O reboco é responsável por deixar a superfície plana e lisa para que os serviços de pintura sejam realizados no local. Segundo profissionais da área, recomenda-se um traço de 1:2:6 de cimento, cal, areia fina e água para a obtenção de um reboco de qualidade.
Misturar antes de usar. Adicionar BIANCO à água de amassamento na proporção BIANCO:água (1:2). Nunca utilizar o produto puro, como tinta. Em argamassas para chapisco não utilizar cimento de pega lenta (CP III e IV).
Com a adição da cal hidratada é permitido que se obtenha um concreto com menor permeabilidade, adotando-se um fator água/aglomerante que garanta a trabalhabilidade sem prejudicar a qualidade de resistência do concreto, que assegure características mecânicas necessárias, juntamente com a diminuição da porosidade, ...
O traço é definido por números no formato cimento : cal : areia. As proporções mais usadas em assentamento e revestimento são de 1:1:6 e 1:2:9, onde o primeiro número é o volume do cimento, o segundo representa o volume de cal e o terceiro mostra o volume de areia.
Massa de cimento, areia e cal para assentar tijolos: 1:2:9 = Uma lata de cimento, duas de cal e 9 de areia (é a medida mais comum para massa de alvenaria com cal).
Para cimento ou concreto, o cálculo depende da mistura a ser utilizada. Uma média de referência é uma medida de cimento para três de areia peneirada. Ou seja, se em um metro quadrado utilizamos 30 litros de areia (número hipotético), usa-se 10 litros de cimento por metro quadrado.
Como preparar mistura para concreto?
Para concreto fino, usado em acabamento de paredes, pisos, muros, use apenas a areia e o cimento na proporção 1 de cimento para 3 de areia.
AC3 ( AC-III ): é um argamassa com maior poder de aderência, ideal para ser utilizada no assentamento de porcelanatos e revestimentos cerâmicos em ambientes mais agressivos, como piscinas de água quente, saunas, churrasqueiras e para colar grandes placas (maiores que 60x60 cm).
Tabela de Comparação das Melhores Argamassas Colantes
Para este tipo de aplicação, a argamassa Piso Sobre Piso e Porcelanatos, da Votorantim Cimentos, é a mais indicada.
Para rejuntar, use rejuntes quartzolit:
AC-2: Usadas em projetos externos, com características de aderência resistentes a chuva, vento e cargas. AC-3: A mais resistente de todas. Apresenta maior aderência e resistência entre as tensões de materiais entre a cola e revestimento.
Argamasa Cimento E Cola Piso Sobre Piso.
Qual é a argamassa ideal para porcelanatos? A argamassa indicada para porcelanato pode ser tanto a ACII quanto a ACIII (D e E). No entanto, existem alguns cuidados especiais em cada uma das opções. Vale lembrar que o tipo ACI nunca deve ser utilizado para o assentamento de porcelanato.
Outra dica importante é ter espaçadores ou niveladores de piso para garantir o espaçamento necessário e o nivelamento das peças. Retire o espaçador apenas após o tempo de cura da argamassa colante. Por fim, lembre-se de deixar as juntas de dessolidarização (espaçamentos livres entre o piso e a parede).
Não aplique a argamassa do tipo AC-1 em porcelanatos. Para que a AC-2 tenha bom desempenho nesse tipo de revestimento, o ideal é que a argamassa tenha aderência química para não provocar o descolamento das peças. Em relação às cerâmicas, qualquer uma delas pode ser utilizada.
Como o porcelanato possui baixíssima absorção de água, cerca de 0,5%, e a argamassa comum absorve e retem mais água, as chances de que as peças comecem a soltar rapidamente é muito alta, sendo este o principal motivo para se buscar o tipo correto de argamassa para este devido fim.
Toda a área com argamassa deve ser sulcada para um aproveitamento total do material. Toda peça de porcelanato deve ser assentada em camada dupla, ou seja, além da camada de argamassa aplicada no contrapiso, deve ser aplicada outra camada no tardoz (verso) da peça. Observe que no tardoz das peças existe uma seta.
Para calcular a quantidade necessária de argamassa colante, é preciso recorrer à informação de rendimento médio do saco, indicada pelo fabricante do material. Em média, são necessários 5 kg de argamassa para revestir 1 m² de área.
O rendimento desse produto pode variar de acordo com o fabricante, mas em média, um saco de 20 quilos de argamassa é suficiente para fazer o acabamento de até 4 metros quadrados.
5 kg de argamassa = 1m² de assentamento Para saber essa informação, você deve multiplicar a altura da parede por sua largura e somar todas as paredes ao final. Com o resultado, você pode dividir por 4, que é o rendimento de um saco de argamassa e saber então quantos sacos serão necessários para o trabalho!
0,01m³