Classificação das cores que compõem o círculo cromático:
Para entendermos a escala cromática, podemos pegar o padrão da escala de dó maior e inserir os cinco sons existentes entre as notas que têm entre si o intervalo de um tom. No violão, basta seguir melodicamente casa por casa (semitom por semitom) até a 12 nota, a partir do que se repetirá a escala.
Ao contrário da escala ascendente, que usa sustenido (#) para a sua composição a escala cromática descendente é composta por notas naturais e notas com bemóis. Para entender melhor a escala descendente, é preciso ter claro e entender a função do sustenido (#) e do bemol (b): # (sustenido) – Eleva a nota em meio tom.
De forma bem fácil, a escala menor natural é uma escala que possui os intervalos de 3ª, 6ª e 7ª menores em relação a escala maior. Para montar uma escala menor natural basta reduzir em meio tom a 3ª, 6ª e 7ª da escala maior de mesmo nome.
A fórmula para a escala maior natural é marcada pelo T de tom e o ST de semitom. ... Nesse sentido, cada intervalo entre uma nota e o acidente é meio-tom ou um semitom. Assim, entre o dó e o dó sustenido você tem um semitom de intervalo, de dó sustenido para o ré mais um semitom. Entre o dó e o ré você tem um tom.
O bequadro é um símbolo da grafia das alturas que possui a função de cancelar um acidente seja sustenido ou bemol. ... O Sustenido eleva a nota ou representa a elevação de uma nota em um semitom. O Bemol diminui a nota ou representa a diminuição da nota em um semitom.
Dois semitons ou um tom. Qual é a distância entre ré e sol? Dois tons e meio. Agora é só você usar a mesma lógica para saber a distância entre as notas.
O tom é um intervalo contendo 3 notas. ... Então, dó – dó# – ré: 3 notas = tom. Podemos associar também que tom é a soma de dois semitons. Por exemplo: da nota dó para a nota dó# temos um semitom, da nota dó# até a nota ré mais um semitom, então da nota dó até a nota ré temos o intervalo de um tom.
Uma escala, em teoria musical, é a sucessão ordenada dos diferentes graus de um tom. Se pegarmos a escala de Dó (C), por exemplo, temos sete notas, além da oitava superior: dó-ré-mi-fá-sol-lá-si-dó. A escala de Dó maior compreende seis tons, ou seja, seis intervalos de notas - o espaçamento entre cada tecla de piano.
Dicas práticas para aprender a cantar