Resposta. Imagine que em uma reação duas substâncias tenham sido formadas, a substância formada que é solúvel em água por exemplo, fica solvatada pela água. A substância que não é solúvel precipita e se deposita no fundo do recipiente, é só calcular a massa dessa substância que você descobre a quantidade de precipitado ...
Também conhecida como Gravimetria, esta análise se baseia no cálculo da porcentagem das espécies envolvidas em uma reação através da determinação da massa dos reagentes. Exemplo: Como determinar o teor de NaCl (cloreto de sódio) no Sal de cozinha.
Se misturarmos 50g de sal em 100 g de água a 20ºC, veremos que os 36g irão se dissolver e o restante (14g) irá precipitar, formando corpo de fundo. Nesse caso teremos então uma solução saturada com corpo de fundo.
Misturam-se duas soluções, com volumes iguais, sendo a primeira de Na2SO4 0,008 mol L-1 e a segunda de CaCl2 0,01 mol L-1, que se ionizam (liberam seus íons em solução).
O professor pode pedir para os alunos calcularem a massa molar (M = m/n) do gás butano, com o auxílio da equação de estado dos gases (PV = nRT). Considere o gás butano como um gás ideal, a pressão atmosférica (P) igual a 1 atm e o valor da constante universal dos gases (R) igual a 0,082 atm.
Assim, quando consideramos as Condições Normais de Temperatura e Pressão (CNTP), em que a pressão é igual a 1 atm e a temperatura é de 273 K (0ºC), temos que o volume ocupado por 1 mol de qualquer gás sempre será de 22,4 L. Esse valor corresponde ao volume molar dos gases.
Os gases ideais são compostos exclusivamente por partículas de dimensões puntuais (de tamanho desprezível) que se encontram em movimento caótico e em alta velocidade. Nesse tipo de gás, a temperatura e a velocidade de translação das partículas são proporcionais.
Um gás ideal é um gás hipotético em que as moléculas que o constituem estão suficientemente afastadas entre si de modo a não se verificarem interacções intermoleculares, ocorrendo choques perfeitamente elásticos (sem perda de momento linear nem de energia cinética).
Quando estudamos um gás, temos que estudar suas três grandezas fundamentais: pressão, volume e temperatura. Essas grandezas são chamadas de variáveis de estado dos gases porque elas influenciam grandemente suas propriedades e comportamento.
As transformações gasosas consistem em submeter uma massa fixa de um gás a diferentes condições enquanto uma grandeza é mantida constante. Os tipos são: ... Transformação isotérmica: mudança com temperatura constante; Transformação isocórica, isométrica ou isovolumétrica: mudança com volume constante.
Os gases ideais são compostos exclusivamente por partículas de dimensões puntuais (de tamanho desprezível) que se encontram em movimento caótico e em alta velocidade. Nesse tipo de gás, a temperatura e a velocidade de translação das partículas são proporcionais.
Portanto, um gás real se aproxima de um ideal quando possui baixa pressão e alta temperatura.
Os gases são formados a partir da digestão dos alimentos ingeridos. Eles são fermentados quando absorvidos pelas bactérias da flora intestinal para serem posteriormente liberados. A quantidade de gases que um indivíduo possui no intestino varia entre 100 e 200ml e o número de eliminações diárias é de cerca de 20 vezes.
Por que alguns puns são tão fedidos? A explicação para o odor ruim característico dos puns está nos alimentos que comemos, principalmente os gordurosos, que intensificam a quantidade de ácidos graxos, no tipo de flora bacteriana e também na produção de enxofre durante o processo de fermentação no intestino.
Durante a digestão, as bactérias do intestino fermentam os alimentos e são liberados gases. É um processo natural do nosso organismo.
Algumas excelentes estratégias para eliminar os gases presos são: