Os indicadores ácido-base naturais são substâncias que podem ser extraídas de vegetais e mudam de cor de acordo com o pH do meio. Conforme explicado no texto Indicadores ácido-base, essas substâncias são capazes de mudar de cor na presença de ácidos e bases, indicando a possível faixa de pH do meio.
Beterraba pode indicar acidez? Algumas plantas possuem substâncias coloridas na sua seiva, as chamadas antocianinas, que são capazes de mudar de cor na presença de ácidos ou bases. Devido a esta propriedade, elas podem ser classificadas como Indicadores naturais, pois revelam a presença de íons H+ e OH- em uma solução.
O repolho roxo contém substâncias em seu extrato que são capazes de alterar sua coloração de acordo acidez em que se encontram. Por conta disso, o extrato do repolho roxo pode ser utilizado como indicador de potencial hidrogeniônico (pH) natural, pois varia sua coloração de acordo com pH da solução.
12
Encha um recipiente com água (pode ser da torneira) e adicione vinagre ou suco de limão, sempre em menor quantidade em relação à água. O tempo de descanso é de meia hora, passado esse tempo tire os vegetais do recipiente e enxague usando água corrente.
Os principais ácidos e seus derivados utilizados na indústria alimentícia são os ácidos acético, cítrico, fumárico, lácti- co, málico, fosfórico e tartárico. Dois outros produtos de grande interesse para o setor são a glucona-delta lactona e o ácido lactobiônico.
A acidez de alimentos é normalmente medida com medidores de pH tituladores. Os medidores de pH (e eletrodos) medem o valor do pH. A titulação oferece precisão do teor de ácido. A acidez frequentemente também indica se um alimento é novo e/ou se foi armazenado adequadamente.
O ácido acético é elaborado na fermentação alcoólica, formando a chamada acidez volátil. Podemos dizer que os seus antecessores promovem a acidez fixa, e quando todos são somados, formam a acidez total.
Aplica-se o ácido tartárico também em xampus que têm a função de aumentar a irrigação sanguínea, sendo indicado no tratamento da calvície; na produção do cimento e do gesso e como mordente (capacidade de manter a durabilidade da cor de tecidos) na indústria têxtil.
Ácido málico garante resistência muscular e fortalece a imunidade. Esse composto químico também é conhecido por auxiliar na saúde dos músculos, pois contribui para a recuperação muscular após os exercícios - combate a fadiga, fraqueza, reduz as dores e garante mais energia para o corpo.
ácidos tartárico
Indicado para todo tipo de pele, é usado no antes ou depois de peelings e associado a procedimentos de fototerapia pela sua ação clareadora de manchas escuras, uniformiza o tom da pele, hidrata profundamente, combate cravos e espinhas, reduz rugas e linhas de expressão, renova as células e ainda auxilia no tratamento ...
Alfa-arbutin [6,10] O alfa-arbutin é um ativo inibidor da tirosinase que possui uma estrutura química semelhante à hidroquinona, sendo um alfa-glicosídeo desta, mas ele clareia a pele reduzindo a formação da melanina sem irritar ou ser citotóxico, e é considerado um clareador seguro e efetivo.
O mais indicado é aplicar uma vez por dia, durante a noite, após a lavagem do rosto. Deve-se usar a quantidade de creme correspondente a uma ervilha para cada parte do rosto: testa e parte superior do rosto, queixo e cada uma das bochechas. Após 20 minutos da aplicação, o ideal é hidratar a pele.
Tratamento com o Mandélico: aplique uma fina camada sobre a pele completamente seca uma vez ao dia. Quando usado após o banho ou após produtos para limpeza da pele, aguardar no mínimo 20 minutos para a aplicação.
Sempre aplique o produto na pele seca e, de preferência, hidratada. Aumente ou diminua a quantidade de produto e a frequência de utilização de acordo com sua própria sensibilidade. Sua pele é única e ninguém melhor que você para conhecê-la!
Modo de uso. Aplique uma fina camada sobre a pele após sua rotina de higiene e hidratação uma vez ao dia, de preferência à noite. Durante os primeiros 7-10 dias, recomenda-se o uso de pequenas quantidades em noites alternadas, evitando o canto dos olhos, do nariz e da boca.
Quais são os melhores ácidos para clarear a pele?
Ácido Retinóico: um dos mais eficazes ácidos usados na dermatologia há décadas é um derivado da vitamina A que ropmeve células mortas, estimula colágeno, suaviza linhas finas e diminui manchas.
A marca mais conhecida desse medicamento à base de tretinoína (ácido retinóico) é a Vitanol-A. É considerado um produto eficaz, mas que não agride tanto e não possui tanto efeitos colaterais.
A pomada clariderm está indicada no clareamento gradual de manchas de pele como ocorre em caso de acne, melasma, cloasma, sardas, manchas causadas pelo limão seguida de exposição solar, manchas senis, manchas de catapora, lentigo e outras condições onde surgem manchas escuras na pele.