A Lesão evolui a esse estágio quando ocorre a ruptura de todos os tecidos da pele devido a pressão exercida sobre o local durante muito tempo, ou quando a fricção e o cisalhamento ocorreram de forma abrupta.
Morfologia básica:
Basicamente as lesões são classificadas em três grandes grupos: (1) Lesões planas ou elevadas: alteração de cor ou formação solida; (2) Lesões com aumento de volume: coleção líquida; e (3) Lesões com perda de substâncias.
As feridas podem, ainda, ser classificadas como: – Superficiais: quando ocorrem na epiderme, derme ou hipoderme, como, por exemplo, lesões dermatológicas; – Profundas: quando outras estruturas são atingidas, como músculos, articulações, cartilagens, tendões, ligamentos, ossos, órgãos cavitários, etc.
São apresentados detalhamentos das lesões classificadas em Estágio 1: Eritema não branqueável de pele intacta; Estágio 2: Perda de espessura parcial da pele com derme exposta; Estágio 3: Perda total da espessura da pele; Estágio 4: Perda total da espessura da pele e tecido; Lesão por Pressão não Estadiável: cobertura ...
TIPOS DE LESÃO
As lesões celulares irreversíveis levam à morte da célula por um de dois possíveis mecanismos: necrose ou apoptose. Pode-se definir necrose como as alterações que ocorrem após a morte celular em um organismo vivo. É sempre patológica e habitualmente provoca inflamação no local afetado.
Necrose:
Apoptose é uma forma de morte celular programada, ou "suicídio celular". É diferente de necrose, na qual as células morrem por causa de uma lesão. A apoptose é um processo ordenado, no qual o conteúdo da célula é compactado em pequenos pacotes de membrana para a "coleta de lixo" pelas células do sistema imunológico.
O que é necrose? Necrose indica morte celular ou de tecidos no organismo. Sabe-se que o processo de necrose envolve também o processo inflamatório no local. Várias são as causas de necrose, entre elas, diminuição do aporte de sangue ou falta de oxigenação com a presença de toxinas e enzimas que levam à morte celular.
A apoptose é um tipo de morte programada extremamente importante para organismos multicelulares, pois permite a eliminação de células infectadas ou com problemas. ... Além disso, a apoptose também ocorre quando o organismo é invadido por patógenos ou o DNA é lesionado.
Necrose Hemorrágica: Ocorre em alguns órgãos internos, quando há obstrução do fluxo sanguíneo acumulando sangue no tecido (hemorragia), esse acúmulo de sangue diminui o nível de oxigênio necrosando o tecido. Apoptose: Essa modalidade e dita como a morte celular programada ou morte celular não seguida de autólise.
A necrose fibrinóide tem esse nome pois assemelha-se microscopicamente a fibrina. É um tipo bastante especial de necrose. Há pouca repercussão morfológica macroscópica, porém há grande significância clínica quando ela aparece. Ocorre no sistema vascular, degenerando as paredes dos vasos.
Necrose coagulativa: permanência das células necróticas no tecido como restos 'fantasmas'. São removidos lentamente por fagocitose a partir da periferia da área necrótica. Necrose liqüefativa: as células necróticas são removidas rapidamente por fagocitose em toda a área necrótica.