O campo magnético da Terra é visualizado como um poderoso ímã dipolar no centro do planeta, inclinado em torno de 11° em relação ao eixo de rotação.
O pólo norte do ímã se alinha em direção ao pólo norte geográfico e o o pólo sul do ímã se alinha com o pólo sul geográfico, devido o campo magnético da Terra ser o contrário. Os pólos iguais se repelem e os pólos diferentes se atraem. ... Ímãs naturais: são minerais com propriedades magnéticas.
As peças de metal são colocadas em um tubo com areia de sílica, que é vedado e colocado em uma fornalha elétrica e, depois de aquecido, é colocado em uma máquina responsável por criar um campo magnético. Isso é feito quando o metal recebe uma carga elétrica de alta voltagem.
Imãs de neodímio são fabricados utilizando métodos de metalurgia do pó. Suas propriedades mecânicas são mais semelhantes a cerâmica do que metal. Eles não são facilmente cortados e não é recomendado a tentativa de corta-los. Os imãs de neodímio são muito duros e frágeis.
Os ímãs de neodímio são encontrados nas mais diversas partes de equipamentos, utensílios e máquinas. Inclusive em itens muito presentes em nossos cotidianos, como alto-falantes, fones de ouvido, disco rígido de computadores (HD's), drivers automotivos, brinquedos, etc.
Da mesma forma, devido a esta capacidade magnética de alta por peso, neodímio é usado em motores elétricos de automóveis híbridos e elétricos, e nos geradores de eletricidade de alguns projetos de turbinas eólicas comerciais (apenas turbinas eólicas com geradores “ímã permanente” usam neodímio).
A utilização de imãs de neodímio mudou, e agora eu estão a utilizando o tipo de imãs redondos. Deixe-os de aplicar (não aplique o imã) no terminal negativo da bateria do carro, uma vez que, aparentemente, reduz a vida útil da bateria.
Os ímãs podem ser encontrados nos dispositivos mais simples ou complexos que você usa todos os dias. Desde eletrodomésticos, como geladeira, microondas e ventilador elétrico, até equipamentos de escritório da sua empresa, como computadores e impressoras.