Células procariontes são células que apresentam membrana plasmática, parede celular, citoplasma, material genético denominado nucleoide, e elas não tem núcleo. Elas não possuem uma fina "pele" que envolve seu núcleo, chamada de envoltório ou envelope nuclear, responsável por manter o material genético reservado.
Os consumidores caracterizam-se por serem seres heterótrofos, ou seja, dependem de outros seres vivos, normalmente os produtores, para se alimentarem. Os consumidores não conseguem produzir seu próprio alimento.
Explicação: Os seres autotróficos (do grego autós, “ de si mesmo”, e trophos, “alimentador”) são capazes de sintetizar seu próprio alimento a partir de material inorgânico. Os processos utilizados por esses seres vivos para realizar essa transformação são a fotossíntese e a quimiossíntese.
Os autótrofos obtem alimento através da fotossíntese e os heterótrofos obtem alimento comendo seres autótrofos ou outros heterótrofos. Os seres autótrofos são capazes de produzir seu próprio alimento, sendo assim, ele pratica a fotossíntese.
A fotossíntese é muito importante, porque praticamente todos os seres vivos dependem desse processo para que o alimento (açúcares) seja consumido. Ela também é importante por causa do oxigênio que produz. Os seres humanos, os outros animais e as plantas precisam respirar oxigênio para sobreviver.