Fazer PTS deve ser um processo de construção coletiva envolvendo, necessariamente, o profissional/equipe de saúde e o(s) usuário(s) em torno de uma situação de interesse comum. Deve haver uma formação de compromisso, como modo de responsabilidade, entre os sujeitos no PTS.
Partindo da compreensão de que o Projeto Terapêutico Singular é uma tecnologia que contribui para a integralidade do cuidado nos serviços de saúde, a partir de uma construção de propostas de intervenção interdisciplinar pra um sujeito ou coletividade, levando em conta a singularidade de cada processo de adoecimento e ...
Para realizar a análise dos PTS optou-se por utilizar como referência conceitual as etapas (momentos) preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS) para elaboração de um PTS: Etapa 1 - Diagnóstico e análise; Etapa 2 - Definição de ações e metas; Etapa 3 - Divisão de responsabilidades e Etapa 4 - Reavaliação.
O Projeto Terapêutico Singular (PTS), principal instrumento de trabalho interdisciplinar dos Centros de Atenção Psicosso- cial (CAPS), possibilita a participação, reinserção e construção de autonomia para o usuário / família em sofrimento psí- quico.
O PTS envolve um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, direcionadas a um indivíduo, família ou coletividade. Tem como objetivo traçar uma estratégia de intervenção para o usuário, contando com os recursos da equipe, do território, da família e do próprio sujeito 5.
A construção de um PTS exige a presença e colaboração de sujeitos comprometidos com propostas e condutas terapêuticas articuladas, envolvendo quatro pilares: hipótese diagnóstica, definição de metas, divisão de responsabilidades e reavaliação6.
PTS – conhecimento sobre o tema Conceitos e conhecimentos de construção do PTS estão em acordo com o preconizado, são colocados nesta ordem: equipe de referência; incentivo a autonomia e corresponsabilidade do usuário; clínica ampliada; integralidade do cuidado; e equipe multidisciplinar capaz de atuar ...
O Projeto Terapêutico Singular (PTS) é um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas para um indivíduo, uma família ou um grupo que resulta da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar com Apoio Matricial, se esse for necessário.
O apoio matricial pretende oferecer tanto retaguarda assistencial quanto suporte técnico-pedagógico às equipes de referência. Depende da construção compartilhada de diretrizes clínicas e sanitárias entre os componentes de uma equipe de referência e os especialistas que oferecem apoio matricial.
O Apoio tem duas dimensões: Dimensão assistencial: é aquela que vai originar uma ação clínica direta com os usuários; Dimensão técnico-pedagógica: é aquela que vai gerar uma ação e apoio educativo com e para a equipe.
Segundo o Ministério da Saúde5, o matriciamento consiste em um arranjo organizacional que visa outorgar suporte técnico-pedagógico em áreas específicas às equipes responsáveis pelo desenvolvimento de ações básicas de saúde para a população.
O Apoio Matricial é uma ferramenta estratégica da Política de Saúde Mental para garantir o princípio da integralidade das ações em saúde. Ele se dá a partir da oferta de saberes-fazeres técnicos especializados às equipes da Atenção Básica, a fim de que possam incluir as demandas de saúde mental em suas ações.
Matriciamento ou apoio matricial é um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica.
Em outras palavras, o matriciamento consiste em uma prática voltada à estruturação da rede de saúde por meio do fortalecimento das relações entre os profissionais e, consequentemente, destes com os outros atores sociais, incluindo usuários e gestores.
O apoio matricial, ou matriciamento, é uma estratégia e arranjo de gestão do trabalho que visa ampliar a oferta de ações em saúde a partir da articulação e do compartilhamento de saberes e práticas entre duas ou mais equipes, promovendo a interdisciplinaridade, o trabalho em rede, a ampliação da clínica e da capacidade ...
A interconsulta é o instrumento da interface entre a Psiquiatria e a Psicologia e a Medicina Geral. Com ela os profissionais de saúde mental que trabalham nos hospitais gerais e outras unidades gerais de saúde vêm cada vez mais buscando a prática da Integralidade preconizada pelo SUS.
Alguns instrumentos do processo de matriciamento
Em saúde o apoio matricial se configura como uma retaguarda especializada que oferece suporte técnico- pedagógico às equipes de referências, as quais são as equipes responsáveis pela condução de um caso individual, familiar ou comunitário.
Arranjo que envolve a construção coletiva entre serviços de diferentes complexidades. ... Arranjo que envolve o encaminhamento do sujeito para um serviço de maior complexidade.
O apoio matricial é um arranjo na organização dos serviços que complementa as equipes de referência. Já que a equipe de referência é A responsável pelos SEUS pacientes, ela geralmente não os encaminha, ela pede apoio.
O apoio institucional é um aval e recomendação que pode ser solicitado pela organização do evento junto a entidades públicas ou privadas, com o fim de conceder gabarito ao evento.
Segurar com força para dar apoio, suporte; firmar: apoiar as prateleiras nas paredes; os livros se apoiam nas estantes. [Figurado] Dar aprovação; aprovar, aplaudir: apoiaram as minhas propostas.
O que é um apoiador? Por sua vez, o apoiador é diferente, pois caracteriza-se por ser uma pessoa ou empresa que oferece uma ajuda estratégica para que o projeto consiga ser concretizado em uma fase específica. Não existe a exigência de haver algo em troca, então a relação é distinta.
Pode ser a prestação de um serviço, o empréstimo de um equipamento ou a viabilização de um espaço. Por exemplo, uma empresa aérea pode prestar apoio ao fornecer passagens, um hotel ao disponibilizar alguma estadia ou um espaço para a realização de um evento, e assim por diante.
12 passos para conseguir patrocinadores
Na verdade, patrocínio diz respeito à compra através de recursos financeiros de uma propriedade na qual a marca terá alguma divulgação/exposição, já no caso de apoio a “compra” ocorre sem que se envolva dinheiro.
Significado de Patrocínio substantivo masculino Ato de patrocinar, de dar proteção; auxílio, apoio.
Por meio do patrocínio, o atleta recebe um valor financeiro em troca da representação da marca. Isso contribui para custear a participação em eventos competitivos e aumenta seu reconhecimento. Em contrapartida, a imagem da empresa melhora, ela ganha mais simpatia do público e, consequentemente, mais espaço no mercado.
Patrocinador é pessoa física ou jurídica que assume a responsabilidade financeira e assistencial de manutenção, marketing e promoção, de pessoa ou grupo, time ou equipe, ou eventos.
Significado de patrocinador Que ou aquele que patrocina. Firma comercial que custeia programas de rádio, televisão, espetáculos, disputas desportivas etc., para efeito de propaganda de seus produtos.