Posologia e modo de usar Bovinos, Ovinos, Caprinos e Suínos: dose geral – 1 mL para cada 40 kg de peso, a cada 24 h, SC, IM ou IV por 3 dias. Nas infecções respiratórias complicadas e anaplasmose, utilizar 1 mL para cada 20 kg de peso, a cada 24 h, SC, IM ou IV, por 5 dias.
Antibiótico de amplo espectro para cães e gatos indicado no tratamento de infecções causadas por microrganismos Gram negativos, Gram positivos, além de micoplasmas e espiroquetas sensíveis à enrofloxacina em casos de gastroenterites infecciosas, piodermites, otites, infecções genitourinárias, infecções respiratórias, ...
Enrofloxacina é um antibiótico da classe das fluoroquinolonas que possuem um largo espectro de ação, sendo a enrofloxacina indicada para o tratamento de um grande número de doenças infecciosas causadas por bactérias gram-positivas, gram-negativas, micoplasmas e espiroquetas sensíveis à enrofloxacina.
dosagem e administração: Cães: 2,5 a 5,0 mg/ kg ou seja, 1 comprimido para cada 10 kg de peso corpóreo por via oral a cada 12 horas. POSOLOGIA DE MANUTENÇÃO: Os intervalos entre as doses são de 12 / 24 horas e a duração do tratamento dependerá da patologia e ficará a critério do Médico Veterinário.
O Enrofloxacino 2,5% Injetável 20 ml é um antibiótico para cães e gatos, da classe das fluoroquinolonas que possuem um largo espectro de ação, sendo o enrofloxacino indicado para o tratamento de um grande número de doenças infecciosas causadas por bactérias gram-positivas, gram-negativas, micoplasmas e espiroquetas ...
Incline a cabeça do gato para trás. Isso normalmente é suficiente para que ele abra a boca. Segure o comprimido ou a cápsula com sua mão direita entre o polegar e o indicador. Você pode colocar um dos dedos restantes da mão direita sobre os dentes incisivos inferiores para manter o maxilar inferior aberto.
Truque da toalha: a tolaha é a forma tradicional de dar remédio ao gato. Você deve enrolar o gato na toalha de banho, manta ou outra coberta grossinha e deve colocar a medicação com o auxílio do dedo na garganta do bichinho. Depois faça uma leve massagem na garganta dele, para auxiliar na descida do comprimido.
Atualmente no mercado, existe um aplicador de comprimido. Quando ele estiver tranquilo, segure o comprimido na sua frente e coloque dentro da boca com o aplicador. Massageie a garganta de seu pet para que ocorra a deglutição.
Pode-se amassar o comprimido para gato e misturar na ração, caso o veterinário permita. Mesmo assim, não espere milagres. Muitos bichanos conseguem identificar o remédio e passam longe até mesmo de sua ração favorita!
Diluir o comprimido em água é uma forma muito prática de dar o comprimido ao gato, embora obviamente seja preciso dar-lhe o líquido através de uma seringa de plástico sem agulha para nos certificarmos de que recebe a medicação que precisa.
Modo de Usar e Dicas:
Para usar o aplicador de remédio para gatos é bem simples: basta esperar um momento em que o animal esteja calmo e tranquilo e, com a ajuda de uma outra pessoa para segurá-lo, o tutor deve colocar o aplicador dentro da boca do gato para soltar o comprimido próximo a garganta.
Se o seu amigo não tem problemas em deixar sua boca ser aberta por você, basta colocar o comprimido no fundo da língua. Em seguida, feche a boca do cachorro por alguns segundos e massageie o pescoço para garantir a ingestão.
É só colocar o remédio na seringa (sem agulha, claro) e tentar aplicar mais próximo possível da garganta. Só é preciso ter cuidado, se não pode dar muito errado.
Como dar comprimidos e/ou cápsulas: Coloque o comprimido sobre a língua no meio da boca. Se você colocar o comprimido muito para a frente ou para o lado da língua, o cão vai cuspi-lo. Feche a boca do cão e massageie ou esfregue a garganta até que ele a engula. Se o cão lamber o nariz, o comprimido foi ingerido.
Líquido: Na medicação liquida é bem mais simples, porém necessita de alguns cuidados extras. Depois que colocar a medicação na seringa dosadora, colocá-la no canto da boca do animal e administrar lentamente, pausando de vez em quando.
Em cães as doses iniciais recomendadas variam de 1,5–5,0 mg/kg a cada 12 horas. Caso não haja controle adequado das convulsões, deve-se aumentar a dose gradativamente. Lembrar, porém que após cada aumento de dose são necessários pelo menos 10 –15 dias para que se obtenha o nível sérico e o efeito desejados.
O Gardenal, cujo princípio ativo é o fenobarbital, é a droga de escolha para o tratamento de epilepsia. Em alguns casos, quando o animal apresenta crises de convulsão, mesmo quando já medicado, com a dose adequada, pode-se sim fazer uma associação com o brometo de potássio.
Para atingir o pico sérico desejado em adultos, o tempo varia entre 80 e 100 horas. Portando, o início de ação desejado demora em média 3 a 4 dias após o uso do primeiro comprimido.