“As técnicas de escovação são inúmeras, todas passíveis de críticas e elogios, e estamos de acordo com os vários estudiosos quando afirmam que sem dúvida a técnica é importante, mas a eficiência da escovação na remoção da placa bacteriana e massagem gengival é o mais relevante.
"O fio dental deve ser usado antes da escovação, assim a gente consegue remover toda a placa que fica entre os dentes e depois a escova complementa a limpeza", disse. ... "O ideal é que tanto a escovação quanto o fio dental sejam usados todos os dias após a alimentação.
Para a limpeza completa do dentes, então, é preciso usar ambos. "Mas geralmente recomendamos usar o fio antes como forma de garantir que o paciente use os dois. Ninguém deixa de escovar os dentes porque já passou o fio dental, mas a maioria deixa de passar o fio depois de já ter escovado os dentes", disse.
Pode ser halitose! Nem sempre aquele cheiro forte e, na maioria das vezes, desagradável que sai da boca é sintoma de um simples mau hálito. O odor que persiste mesmo após escovar os dentes, passar fio dental e utilizar enxaguante bucal é chamado de halitose.
Para utilizar o fio dental corretamente, você deve colocá-lo na base de cada um dos dentes, no sentido da curva da linha da gengiva e fazer movimentos de sobe e desce entre eles. Um cuidado especial é não colocar muita força nesse processo, para que não machuque a gengiva ou cause sangramentos.
Como usar o passa fio?
Melhores tipos de fio dental: Nossas recomendações
O irrigador oral é um substituto do modo tradicional de passar fio dental, podendo ser uma opção para as pessoas que têm dificuldade no manuseio do fio dental ou, por exemplo, para quem usa aparelho, já que o uso do fio dental neste caso acaba sendo mais complicado.
Em alguns locais, o fio dental alternativo é feito com saco plástico cortado em tiras, como se fosse para fazer “rabo de papagaio/pipa”. Essas tiras de saco plásticos também precisam ser desinfectadas com água sanitárias mas não podem ser fervidas.
Use fio dental para remover quaisquer alimentos presos entre os dentes. Se houver inchaço, coloque uma compressa fria no lado de fora da bochecha. Não utilize nada quente ou coloque medicamentos no dente ou gengiva dolorida. Vá ao dentista o mais rápido possível.
Pode ser até que tenha sangrado, entretanto, o ideal é fazer um bochecho com água para limpar o sangue e continuar a higiene normalmente, controlando a força exercida durante o uso.