Tylor segundo a qual cultura é "todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade".
Tylor filia-se à escola antropológica do evolucionismo social. ... Em seus trabalhos Cultura primitiva e Antropologia, ele definiu o contexto do estudo científico da antropologia, baseado nas teorias uniformitárias de Charles Lyell.
O antropólogo Edward Burnett Tylor em 1871 definiu Cultura como: “todo complexo que inclui os conhecimentos, a crença, a arte, as leis, a moral, os costumes e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade”.
A cultura era conceituada como resultado do pensamento racional do homem, manifesto em diferentes graus, dentro de uma escala evolucionista. Encarava-se a história cultural como processo unilinear e universal, cujas expressões peculiares a cada sociedade, em dado momento, refletiam o seu estado de desenvolvimento.
Os esforços de Boas na antropologia cultural eram sumariamente três: separar o conceito de cultura do conceito de raça, entender a importância da linguagem para a formação da cultura, e promover uma análise relativista da cultura, que evitasse o etnocentrismo.
Boas negou esse modelo de explicação baseado na evolução de estágios culturais, adotando, por outro lado, uma perspectiva particularista que via cada cultura como algo único. Desse modo, as diferenças entre culturas não eram mais interpretadas por um suposto grau de avanço rumo ao progresso.
Franz Boas deixou uma enorme quantidade de obras, entre elas, destacam-se: “A Mente do Homem Primitivo” (1911), obra que foi considerada um dos textos fundamentais da Antropologia, “Handbook of Americanan Indian Languages, uma importante contribuição no campo das línguas pré-colombianas, “Raça Linguagem e Cultura” ( ...
Franz Boas inaugurou a utilização do conceito em um perspetiva pluralista: ele fala em "culturas" e não em "cultura". ... Foi uma grande transformação porque quando pensamos em cultura no plural, torna-se possível descontruir hierarquias, tão importantes para o pensamento colonial e racista em geral.
Na visão evolucionista "cultura" era um atributo das sociedade ditas "civilizadas", nessas medidas outras sociedades não teriam cultura, mas Boas fala em "culturas" no plural, reconhecendo que cada sociedade constrói sua cultura e que é impossível determinar uma hierarquia entre essas diferentes "culturas".
Resposta. Resposta: o conceito de cultura se opõe á ideia de uma única civilização e passou a ser pensado no plural (culturas) a partir trabalho de Franz boas.
Para Tylor, a cultura é caracterizada por sua dimensão coletiva e expressa a totalidade da vida social do homem (CUCHE, 1999). ... Para ele, não há diferença natural, biológica, entre os povos; as diferenças são culturais, adquiridas ao longo da vida, não inatas.
Na realidade, o termo cultura faz referência ao conjunto de hábitos e costumes pertencentes a um determinado povo. Nesta lógica, a Cultura pode ser criticada como um produtor de estereótipos porque cada indivíduo pode fazer uma descrição equivocada (usando o senso comum) de uma determinada realidade.
Analisa situações diversas em que a lógica de constituição de grupos étnicos se faz presente. Trata do debate sobre raça e etnia através do estudo sobre o negro, o indígena e o imigrante em diversos contextos.
A cultura popular está intimamente relacionada com as tradições e os saberes, os quais são determinados pelo povo, por exemplo: as festas, o folclore, o artesanato, as músicas e a dança. Em oposição à cultura erudita, ela ocorre de forma espontânea e orgânica.
A cultura de um povo é formada por vários elementos, como crenças, ideias, mitos, valores, danças, festas populares, alimentação, modo de se vestir, entre outros fatores.
São elementos característicos da cultura brasileira a música popular, a literatura, a culinária, as festas tradicionais nacionais, como o Carnaval, e as festas tradicionais locais, como as Cavalhadas de Pirenópolis, em Goiás, e o Festival de Parintins, no Amazonas.
Os principais disseminadores da cultura brasileira são os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos. ... Posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil.
Para podermos tratar de diversidade cultural, é necessário apresentar os tipos de cultura existentes:
Dentre os grandes movimentos culturais do Brasil, podemos citar como os maiores: Tropicália, Cinema Novo, Bossa Nova, Modernismo Brasileiro, Antropofagia, Jovem Guarda, Rock Nacional de 1980, Cultura Marginal, Funk Brasileiro e Manguebeat.
A religião no Brasil é muito diversificada e caracteriza-se pelo sincretismo. A Constituição prevê a liberdade de religião e a Igreja e o Estado estão oficialmente separados, sendo o Brasil um Estado laico. A legislação brasileira proíbe qualquer tipo de intolerância, sendo a prática religiosa geralmente livre no país.
Assim, a diversidade religiosa deve ser reconhecida, não como expressão da limitação humana ou fruto de uma realidade conjun- tural passageira, mas como traços de riqueza e valor.
Podemos dizer que respeitar a diversidade religiosa é uma das atribuições de ser cidadão, valorizando assim, as contribuições que cada cultura religiosa teve ao longo da história. Por isso, é fundamental considerar as diferentes tradições religiosas nos conteúdos escolares.
O Brasil, em especial, como resultado de um contínuo processo de miscigenação cultural ao longo dos anos, possui uma grande diversidade religiosa. É assim que a laicidade do Estado visa garantir que cada um de nós tenha a mesma liberdade ao expressar suas crenças ou não crenças.
Brasil
Acredita-se que as crenças tem a capacidade de unir e influenciar a personalidade das pessoas. A diversidade religiosa também está presente entre os jovens, segundo pesquisa do Data Popular 44% dos jovens se declararam católicos, 37% evangélicos, 6% tem outras religiões e 11% não possuem religião. ...
Resposta. Resposta: diversidade religiosa: diz que são as diferentes tipos de religioes pelo mundo a fora , há religioes diferentes por todo o mundo. pluralismo religioso: diz que todas as religiões são igualmente válidas, boas e amorosas.
Pluralismo religioso é uma condição observada em sociedades nas quais não ocorre a hegemonia de uma única religião, ou a hegemonia religiosa tende a desaparecer. Pode ser considerado uma consequência da democratização das sociedades, considera todos os sujeitos religiosos como legítimos.