Qual é a diferença de evaporadora e condensadora? Evaporadora – é a unidade interna, a parte que fica instalada dentro do ambiente, por onde sai o ar com a temperatura programada. ... Condensadora – é a unidade externa, a parte que fica instalada na parte externa do ambiente.
A evaporadora é a parte instalada no interior do ambiente, por onde sai o ar com a temperatura que você programou ao ligar o aparelho de ar-condicionado. Ela tem a função de absorver o calor, que se desloca até o condensador pelo compressor.
Geralmente essa unidade fica separada do gabinete de refrigeração e provavelmente você já deve ter notado uma espécie de caixa fora do imóvel. Essa separação é justamente para que a unidade tenha auxílio externo para refrigerar ainda mais o ar, além de diminuir o barulho interno.
O condensador, que está do lado de fora do ambiente condicionado, fica sujeito às intempéries.
De uma maneira mais básica, o condensador é responsável pela troca de calor do seu ar-condicionado. É ele quem vai gelar o fluído refrigerante do seu produto. Ele é parte da condensadora, também conhecida como unidade externa.
Além de ser sensível a água, o aparelho de ar-condicionado deve ter cuidado redobrado em dia de chuva devido a potenciais quedas de luz. Ademais, se a sua condensadora (parte externa do aparelho) fica exposta a qualquer clima, repense o local onde ela está instalada. ... Não ligue o aparelho assim que a chuva passar.
A forma mais comum de esconder as condensadoras de ar, que geralmente ficam na sacada ou varanda, são as caixas de ripas de madeira. O material, além de servir como suporte para outros objetos decorativos, possibilita a ventilação do sistema e tem tudo a ver com a decoração externa.
A opção mais simples para cobrir a tubulação e mangueiras do ar-condicionado é utilizando canaletas de plástico, já utilizadas para outras instalações elétricas. Essas canaletas geralmente são neutras, sem cor ou textura, o que conta como um ponto benefício para a decoração e organização do ambiente.
Existem diversos fatores que podem causar o Superaquecimento do Compressor de Ar. ... Isso ocorre quando o compressor trabalha por muito tempo. Graças ao fluxo contínuo de trabalho, é comum que eles elevem sua temperatura. Entenda que este aumento de temperatura é normal e aceitável.
Compressores acionados por motores podem superaquecer devido a um motor defeituoso. Rolamentos ou peças estragadas podem ser a culpa para a criação excessiva de calor. Se estas partes criam um excesso de resistência dentro do motor, isso pode gerar superaquecimento.
A temperatura ambiente afeta a pressão do sistema de ar condicionado. Se o lado alto ficar muito alto, ele aciona um interruptor e corta a energia para a embreagem do compressor do A / C. Daí o ciclo curto.
Uma situação que justifica essa falha no compressor e consequentemente o ar desarmando é quando o protetor térmico oxida, decorrente da mistura de oxigênio, umidade e metais. Isso acontece com o passar do tempo com esses terminais compostos por metais, formando pontos de oxidação.
Em alguns casos o compressor de ar se recusar a desligar e continuar a comprimir o ar para dentro do tanque, levando à abertura da válvula de alívio de pressão, podendo gerar problemas mais sérios. Nesse caso desconecte o compressor de ar e só o utilize após a substituição do pressostato.
A referência entre ligar e desligar um compressor está na temperatura sentida pelo sensor ambiente, que fica instalado no retorno do ar da serpentina do evaporador. ... Então, se ela errar no acionamento, estará errada também no desligamento e, nesse caso, o compressor pode não desligar.” afirma o professor.
Isso acontece porque ele só vai liberar o ar na temperatura ambiente, sem resfriá-lo antes. Porém, para temperaturas mais altas, a regra ainda vale. Se estiver uns 28ºC e você configurar 25ºC, o ar-condicionado vai liberar ar frio até chegar lá.
Para ter certeza, você ainda pode restaurar o sinal do controle remoto por meio do reset ao fazer o seguinte:
Pressione a tecla ON/OFF para ligar/desligar o ar condicionado.