Sinais para detecção de lipedema, em resumo:
As mulheres tem mais predisposição a ter gordura localizada nas coxas do que os homens. Isso porque o acúmulo dessa gordura é causado devido ao desequilíbrio hormonal entre o estrógeno, progesterona e testosterona.
Exercícios físicos fazem parte do tratamento de linfedema, portanto devem ser realizados regularmente e de preferência com acompanhamento de um educador físico. O uso de suplementos podem ser utilizados em paciente com linfedema, entretanto é sempre bom procurar ajuda especializada e um nutricionista ou nutrólogo.
Doenças linfática: É o processo inflamatório dos vasos linfáticos que são, conforme já descrito, pequenos canais encarregados de transportar a linfa dos tecidos para os linfonodos (gânglios). A linfangite pode ter múltiplas causas, infecciosas ou não.
Higiene rigorosa dos pés e mãos, evitar traumatismos e cortes; evitar a ocorrência de edema, mantendo os pés da cama elevados, evitar a permanência prolongada em pé, são cuidados importantes para a prevenção da doença.
A circulação linfática é responsável pela absorção de detritos, sangue e macromoléculas que as células produzem durante seu metabolismo, ou que não conseguem ser captadas pelo sistema sanguíneo. O sistema linfático coleta a linfa por difusão pelos capilares linfáticos e a retorna para dentro do sistema circulatório.