A viscosidade cinemática (ν) é a relação entre viscosidade dinâmica (µ) pela densidade (ρ). Onde ρ é a massa específica, V é a velocidade do fluido, D é o diâmetro do tubo, µ é a viscosidade dinâmicado fluido e ν é a viscosidade cinemática do fluido.
No SI a unidade da viscosidade cinemática é m2/s. No sistema CGS é utilizada a unidade Stokes e dada a magnitude do seu valor é preferível utilizar a forma centistokes. A viscosidade absoluta tem como unidade Pa. s (N.s/m2) em unidades do SI.
Viscosidade descreve a resistência interna do material para fluir e deve ser entendida como a medida do atrito do fluido. Desta forma, quando se diz “a água é fina”, significa que este material tem uma baixa viscosidade, enquanto óleo vegetal é “grosso”, com uma alta viscosidade.
A viscosidade é a como a "espessura" de um fluido, enquanto a densidade refere-se as distâncias entre suas moléculas. E ambas as propriedades são afetadas pela temperatura. Quando um fluido é aquecido, suas partículas se afastam, e ele também se torna menos viscoso.
Quando um óleo só apresenta um grau de viscosidade, como, por exemplo, um SAE 40, chamamos de monoviscoso.
Cada veículo necessita de uma uma viscosidade de óleo específica, de acordo com o tipo de motor, uso, quilometragem e temperatura ambiente. A letra “W” representa a palavra “Winter”, que significa inverno em inglês. ... Já o segundo número aponta a viscosidade do óleo à 100 graus C°, quando o veículo já está em movimento.
A classificação para motores de carros leva a letra S seguida de outra letra, que determina o “estágio de evolução” do óleo (de A a M, ou seja: SA, SB, SC, SE, SF, SG, SH, SJ, SL e SM). Esta classificação é de fácil entendimento já que a evolução das letras significa a evolução da qualidade dos óleos.
Tomando como exemplo um óleo SAE 15W 40 podemos dizer que: 15 – Significa que a viscosidade é de 15m²/s a uma temperatura de 0 ºC no momento em que se dá a partida no motor[CL2] . ... Quanto maior esse número, maior a viscosidade para suportar altas temperaturas.
Você sabia?? O que significa o 15W40, 5w30… da embalagem? Se trata dos graus de viscosidade SAE (Society of Automotive Engineers) que classificam os óleos de motor de 4 tempos em relação às suas características de viscosidade a quente e a frio.
O Óleo de Motor Ipiranga 15W40 é ideal para a Motores flex, gasolina e a etanol e é desenvolvido com tecnologia Nano Armor, capaz de criar uma “armadura” de proteção extra, garantindo muito mais durabilidade das peças e aumento a vida útil do carro. Sua aplicação é para carros Chevrolet (GM), Fiat e Volkswagen.
Por exemplo: misturar um 5W40, que é mais fluido na partida a frio do motor, com um 15W40, que é menos fluido na mesma condição, tornará a mistura menos fluida, o que pode significar perda de eficiência, aumento de consumo de combustível e desgaste de motor, motor de partida e bateria”, diz Polati.
Não menos importantes são as faixas de viscosidade. ... Assim, no caso de ser recomendado o 15W40, tanto pode ser usado em substituição um 10W40 (mais fluido a frio, igual a quente) quanto um 15W50 (igual a frio, mais viscoso a quente), mas não um 5W30 (fluido demais a quente) ou um 20W50 (grosso em excesso a frio).
Para te auxiliar nessa decisão, confira as oito melhores marcas segundo pesquisa com consumidores!
O óleo do tipo mineral tem o uso por quilometragem recomendado até cinco mil quilômetros e o sintético, conforme a marca e especificação entre 15 e 20 mil quilômetros. Porém, uma vez adicionado ao motor, é preciso ficar atento ao prazo máximo para substituição, que em ambos os casos é de no máximo seis meses.
Os óleos de motor podem ser classificados em mineral, sintético ou semissintético. Desses, o melhor é o sintético. Embora seja o menos acessível dos três, foi criado especialmente para os motores diesel. Portanto, é o mais resistente a altas temperaturas e tem muito tempo de duração no motor, protegendo-o melhor.
azeite