Alguns exercícios simples ajudam a desenvolver a consciência fonológica:
Daí a importância de estimular as crianças a: contar as sílabas de palavras e comparar palavras quanto ao número de sílabas; dizer uma palavra maior ou menor que outra; identificar e produzir palavras que começam com a mesma sílaba. Convide uma criança para ir na frente fazer a leitura de ajuste da parlenda.
Para trabalhar a aliteração, que é definida como a repetição de fonemas consonantais, você pode começar falando palavras com a letra A como abacaxi, abacate, amor e amizade. É necessário enfatizar o som ao falar essas palavras destacando suas sílabas, por exemplo a-bacaxi.
A aliteração é a capacidade de identificar e repetir a sílaba ou fonema no começo das palavras. Atividades práticas usando aliteração aumentam o conhecimento da criança sobre as conexões palavra-som. As crianças começam a compreender aliteração por meio da repetição de atividades divertidas na educação infantil.
Neste o recurso utiliza-se dos sons das letras “p” , “r” e “d” para que o falante seja desafiado na pronúncia das palavras. Tal como se pode observar nos próximos exemplos com as letras “t”, “p” e “r”. e no terceiro exemplo com a letra “s”. “Três pratos de trigo para três tigres tristes.”
Assonância e aliteração Enquanto a assonância promove repetições de sons vocálicos, especialmente as sílabas tônicas, a aliteração é a repetição de sons consonantais. Observe o exemplo abaixo: “A brisa do Brasil beija a balança.” Note a repetição do fonema /b/.
A assonância é caracterizada pela repetição harmônica de sons vocálicos. ... A assonância contribui, assim, para a melodia e musicalidade dos poemas. Exemplos: A pálida lágrima da Flávia.
Assonância é uma figura de linguagem ou um recurso sonoro que consiste em repetir sons de vogais em um verso ou em uma frase, especialmente as sílabas tônicas. A assonância é largamente utilizada em poesias mas também pode ser empregada em prosas, especialmente em frases curtas.
boom (bomba); crash (batida); tum-tum (bater do coração);