Volume estimado de cada material = 8,75 para cimento, 3,115 para areia e 1,75 para o cal; Quantidade estimada de material = 9 sacos cimento de 50 kg, 3,5 m³ de areia e 2 sacos de 20 kg de cal; Rendimento do saco de mistura pronta = 4 kg/m³; Valor estimado de argamassa = 4 x 1,75 = 7 kg.
Para calcular a quantidade necessária de argamassa colante, é preciso recorrer à informação de rendimento médio do saco, indicada pelo fabricante do material. Em média, são necessários 5 kg de argamassa para revestir 1 m² de área.
Massa de cimento, areia e cal para assentar tijolos: 1:2:9 = Uma lata de cimento, duas de cal e 9 de areia (é a medida mais comum para massa de alvenaria com cal).
Resposta de Marcelo (construtor) Vc vai acentuar em torno de 12 Mts. quadrados. Em torno de 300 tijolos por saco....
Misture o cimento e a areia (de preferência média e peneirada para eliminar impurezas) até alcançar uma consistência uniforme. Acrescente água aos poucos para obter uma massa mais ou menos úmida. Para saber o ponto certo, aperte a quantidade de uma mão cheia e veja se ela escapa pelo dedos.
Com o piso seco, deve-se aplicar a nata de cimento (uma mistura quase líquida de cimento, água, e adesivo para argamassa) e, na sequência, a massa do cimento (mais densa), feita também com o adesivo. “Esse piso, então, é queimado com o pó de cimento“, ensina Campetti.
Com a argamassa ainda úmida, espalhe pó de cimento seco por toda a superfície do piso. Espere a mistura absorver o pó e, em seguida, passe novamente a desempenadeira por toda a extensão, fazendo movimentos circulares. Isso vai garantir o efeito característico do cimento queimado após a secagem.