Acontece sem previsão, normalmente numa festa: durante a dança e os cânticos o orixá se “manifesta” no futuro filho-de-santo, que é agitado por tremores e sobressaltos violentos. ... É a cerimônia que reforça a ligação entre o orixá e o iniciado.
Fundado em 2008, o Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Saúde habilitado a atuar na administração de projetos e prestação de serviços na área da saúde por intermédio de convênios e contratos.
Xangô, Orixá do fogo e trovão, protetor da justiça. Airá, Usa branco, tem profundas ligações com Oxalá e com Xangô. Obaluaiê, Orixá das doenças epidérmicas e pragas, Orixá da Cura. Oxumarê, Orixá da chuva e do arco-íris, o Dono das Cobras.
Caboclo, dentro da Umbanda, corresponde a um espírito desencarnado de um índio, que se manifesta através de uma pessoa capaz de senti-lo, o chamado “médium”.
O caboclo busca desvendar os segredos do seu mundo, recorrendo aos mitos, lendas, plantas medicinais, rezadeiras, tanto no trabalho como no lazer.
Bugre é a denominação dada a indígenas de diversos grupos do Brasil, por serem considerados sodomitas pelos europeus.
O nome da equipe campineira foi escolhido por causa de Carlos Gomes, célebre compositor nascido em Campinas –autor da ópera “O Guarani”, baseada no livro homônimo de José de Alencar. ... A construção do apelido Bugre foi feita por associação ao nome do time, usado quase como um sinônimo.
Bugre é uma denominação dada a indígenas por serem considerados não cristãos pelos europeus. ... Desta forma, o vocábulo passou a ser aplicado, também, para denotar o indígena, no sentido de "inculto", "selvático", "estrangeiro", "pagão", e "não cristão" - uma noção de forte valor pejorativo, portanto.
A hipótese mais aceita para explicar a origem dos índios brasileiros é a de que eles são descendentes de povos asiáticos que atravessaram o estreito de Bering há 62 mil anos. Estudos arqueológicos recentes estabelecem a chegada dos primeiros habitantes do Brasil à Bahia e ao Piauí entre 20 mil e 40 mil anos atrás.
Um dos primeiros povos a ocupar o território que hoje forma o Brasil foram os índios, que são geneticamente de origem asiática. ... John Hemming estimou o número de indígenas no Brasil, à época do descobrimento, em 3,2 milhões. Em 1500, desembarcaram, no atual litoral brasileiro, os primeiros portugueses.
Os primeiros humanos vieram da Ásia, via estreito de Bering, espalhando-se pelo continente. Esse grupo teria características "mongólicas", semelhantes às da maioria dos índios atuais.
O dia 19 de abril é conhecido no Brasil todo como o "Dia do Índio", e essa data não foi escolhida à toa. Sua origem remete a um protesto dos povos indígenas do continente americano ainda na década de 1940, quando um congresso organizado no México se propôs a debater medidas para proteger os índios no território.
O Dia do Índio, celebrado no Brasil em 19 de abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto-lei 5540 de 1943. A data de 19 de abril foi proposta em 1940, pelas lideranças indígenas do continente que participaram do Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México.
“O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando da atribuição que lhe confere o artigo 180 da Constituição, e tendo em vista que o Primeira Congresso Indigenista Interamericano, reunido no México, em 1940, propôs aos países da América a adoção da data de 19 de abril para o "Dia do Índio", DECRETA: Art.
Frente aos ataques realizados contra os povos indígenas no Congresso e no Governo, a data em que se comemora o Dia do Índio no Brasil marca a resistência dos povos indígenas contra o etnocídio ainda vigentes nas políticas do Estado brasileiro.
O dia 19 de abril é uma excelente oportunidade de conscientização a respeito dos direitos dos povos indígenas e para conhecermos mais de sua trajetória. A comemoração do Dia do Índio faz homenagem a uma ampla diversidade de povos que tiveram papel fundamental na formação cultural e étnica da população brasileira.
Dia do Índio (Dia dos Povos Indígenas): foi criado em 1943, pelo presidente Getúlio Vargas, através do Decreto-lei 5.
O dia 19 foi escolhido porque, em 1940, foi realizado o Primeiro Congresso Indígena Interamericano, no México. O evento contou com a presença de diversas autoridades governamentais e líderes indígenas da América. No entanto, os índios não compareceram aos primeiros dias de reuniões.