A fórmula do limite inferior é igual a média ponderada, menos o desvio padrão adotado, vezes o valor do desvio padrão obtido pela fórmula. A fórmula do limite superior é igual a média ponderada, mais o desvio padrão adotado, vezes o valor do desvio padrão obtido pela fórmula.
Adicionar uma linha de tendência
Um processo é denominado capaz quando, além de estar sobre controle, atende às especificações do cliente. Existem também processos sob controle, mas que são incapazes. ... Assim, capacidade ou capabilidade exige que o processo esteja sobre controle.
O Cp e Cpk representam a capacidade real de um processo que é operado de forma previsível. Os índices não tem significado se o processo está fora de controle. Já o Pp e Ppk representam o desempenho real de um processo, tendo ele operado de forma previsível ou não.
Os estudos de capabilidade podem ser conduzidos com dados históricos ou dados coletados especificamente para esse propósito. Em ambos os casos, é importante garantir que os dados estejam gravados em ordem cronológica, pois o Minitab assume essa hipótese.
Cpk = CPL = CPU = 0,93 Se seu processo tiver partes em não-conformidade que caem em ambos os lados dos limites de especificação, considere usar outros índices, como o Z. bench, para avaliar mais completamente a capacidade do processo.
Ao abrir o Minitab pela primeira vez, você verá duas janelas principais: a janela Session (Sessão) e a janela Worksheet (Planilha). A janela Session exibirá o resultado de qualquer análise; a janela Worksheet é onde você insere os dados. A janela Worksheet é muito similar a uma planilha do Excel.
Dica. Para obter mais informações sobre gráficos do Minitab, acesse Visão geral da Ajuda e Como fazer. No menu de navegação que à esquerda, clique em Gráficos. Dentro da seção Gráficos, a opção "Como fazer" contém informações sobre como criar e interpretar gráficos específicos.