Escherichia coli é o nome de uma bactéria que habita o intestino de animais endotérmicos, cuja presença pode indicar aspectos relativos à qualidade da água e de alimentos. A E. coli também pode provocar doenças, como infecções urinárias, diarreia e a colite hemorrágica e síndrome hemolítico-urêmica.
A infecção urinária é caracterizada pelo crescimento bacteriano de pelo menos 105 unidades formadoras de colônias por ml de urina (100.
Dessa forma, uma amostra coletada do jato médio da micção é considerada positiva para bacteriúria assintomática quando crescem pelo menos 100.
Se as bactérias não alcançarem os rins, o problema, conhecido como cistite, fica apenas concentrado na bexiga. Mas se seguirem para os rins, a infecção, nomeada de pielonefrite, se torna mais grave. Nesse estágio é comum vir acompanhada por febre alta (acima de 37.
Ardência forte ao urinar e forte necessidade de urinar, mesmo tendo acabado de voltar do banheiro, são alguns dos sintomas da Infecção Urinária. O tratamento normalmente é simples, feito com antibiótico, mas quando malcuidada ela pode se agravar, se transformar em uma infecção generalizada e até levar à morte.
Se não tratada, a infecção urinária pode causar outras complicações como a infecção dos rins, chamada de pielonefrite, ou até mesmo, evoluir para casos de septicemia, a infecção generalizada.