A idade corrigida desse bebê será sempre 2 meses (+/- 8 semanas) menos do que sua idade cronológica, ou seja: quando ele tiver 4 meses de idade cronológica, terá 2 meses de idade corrigida.
A “idade corrigida” é utilizada para avaliar de forma mais adequada o seu padrão de desenvolvimento físico, intelectual, cognitivo e comportamental. Em geral, é adotada pelo pediatra até os dois anos de idade, para que as expectativas sejam realistas e o pequeno não seja subestimado.
Peso: entre l 1.
Por isso, ele precisa alimentar-se através de sonda gástrica. À medida que o bebê fica mais maduro, ganha peso e está em boas condições, ele pode ser alimentado exclusivamente pela boca, sem uso da sonda(8). O prematuro é um bebê mais sonolento, que precisa ser acordado e estimulado nos horários das mamadas.
Depende. Os prematuros extremos chegam a ficar três a quatro meses internados. Normalmente, eles vão para casa quando atingem 2 kg, em média.
“Depende do desenvolvimento do corpinho de cada bebê. Se ele for do grupo que nasceu com idade gestacional acima de 34 semanas, pode ficar de três dias a até uma ou duas semanas se não tiver nada muito grave.
Há três classificações para prematuros: até 28 semanas são os extremos, até 32 os muito prematuros, até 34 os moderados e até 37 os tardios. Quanto antes saem da barriga, mais problemas podem ter. Mas, um dia, a UTI sai de sua vida.
Esse total de sonecas, porém, é uma média, já que bebês são únicos. São recomendadas de 3 a 5 sonecas. Com 6 meses, é recomendado até 15 horas, sendo 11 horas de sono noturno, com 2 sonecas, mas alguns bebês ainda podem fazer até 3 sonecas.
Colocar a mão na cabeça, no mesmo lugar, por diversas vezes; parar de realizar atividades que gosta bruscamente (brincar), além de evitar esforços físicos e claridade, podem ser alguns sinais de que a criança está realmente com dor.
A cabeça do recém-nascido torta acontece porque o crânio do bebê ainda está em formação, então, qualquer posição ou pressão sobre a sua cabeça, principalmente até os 6 meses de vida, pode ocasionar uma deformação craniana nas “placas móveis” (suturas) que precedem a formação do osso.