A corrente de um circuito é diretamente proporcional à tensão e inversamente proporcional à resistência. Dela, extrai-se a seguinte fórmula básica: Ou seja, I=V/ R, sendo: I: Corrente elétrica, dado em ampere (A).
Como dimensionar um circuito em um projeto elétrico?
O dimensionamento do projeto trata de estimar os parâmetros da função demanda e função oferta e sua evolução ao longo do tempo. Conforme representado abaixo, a demanda deve ser expressa por feio da função demanda.
Para realizar o dimensionamento do disjuntor para o QDC vamos usar a lei de Ohm e dividir a potência pela tensão. Então, dividimos a potência de 10.
Para quantificar os materiais, utilize uma planta em escala para saber quantos metros lineares de eletrodutos e condutores serão necessários na obra. Meça diretamente os eletrodutos representados no plano horizontal e, a este valor, some a cota vertical (alturas de interruptores, ou tomadas, por exemplo).
Os circuitos de iluminação e de pontos de tomada serão ligados na menor tensão (127 Volts), entre fase e neutro. E os circuitos independentes serão ligados na maior tensão (220 Volts), entre fase e fase, assim a corrente elétrica que passará por eles será menor.
Para Escritórios com Áreas superiores a 40 m², a quantidade de tomadas deve ser calculada em 10 tomadas de 180 VA para os primeiros 40 m² + 1 tomada de 180 VA para cada 10 m². E para Lojas com Áreas superiores a 40 m², a quantidade de tomadas deve ser calculada em 1 tomada de 180 VA para cada 30m².
O mais usual para tomadas é um disjuntor de 15 ou 16A, que vai depender do fabricante. Também poderá usar para a ligação um cabo de seção 2,5mm2 que suporta em media até 21 ampéres. As potencias devem sempre em TUG *(tomadas de uso geral devem ser 2540W em tensão 127 V e 4400W em 220 Volts).
Nesses casos, a potência instalada será definida com base no menor valor entre a potência nominal do equipamento motriz (kW) e a do gerador elétrico (kW), esta definida pelo produto da potência elétrica aparente (kVA) pelo fator de potência nominal (f.p.), ambos tomados diretamente da placa aprovada pelo fabricante ...
Capacidade bruta (kW) que determina o porte da central geradora para fins de outorga, regulação e fiscalização, definida pelo somatório das potências elétricas ativas nominais das unidades geradoras principais da central.
a) Para definição do tipo de fornecimento, o consumidor deve determinar a carga instalada, somando-se a potência em kW, dos aparelhos de iluminação, aquecimento, eletrodomésticos, refrigeração, motores e máquina de solda que possam ser ligados em sua unidade consumidora.
Entenda como converter Watts para kVA
1. b-Se o equipamento for Trifásico, 1 kVA= 1 kW/0.
e - Demanda em kVA das máquinas de solda a transformador, calculada da seguinte maneira: 100% da potência do maior aparelho + 70% da potência do 2º maior aparelho + 40% da potência do 3º maior aparelho + 30% da potência dos demais.
Converter kVA para kW Multiplique o kVA por 0,8 para encontrar o valor em kW.
Também pode ser usado o termo kW — em que a letra “k”, em minúsculo, representa 1000 unidades, ou seja, 1000 watts. O kVA, ou quilovolt-ampere, por outro lado, é a unidade de potência “aparente”. Se o kW é quanta energia você pode trabalhar, o kVA informa quanto está sendo usado no sistema como um todo.
A média de carga instalada na classe residencial fica entre 7 e 9 kVA, dependendo da região em analise. Para confirmação dos dados coletados junto a COPEL, uma simulação de consumo de energia foi desenvolvida a partir dos critérios de cobrança estabelecidos pela concessionária AES SUL.
O gerador de energia a gasolina é o ideal para residências, pois é portátil, compacto e pode ser facilmente movimentado de um lugar para outro. Os modelos de geradores de energia a gasolina da Degraus variam de 5 a 12 kVA, com tanques de até 30 litros.
Qual a Melhor Marca de Gerador de Energia
Cálculo de KVA
Levando em consideração, um chuveiro elétrico tenha 5500 watts de potência, ao escolher um Gerador de Energia, o mesmo deve ter uma potência de 5.
Ar condicionado 12000 BTU Split (1120 Watts de potência) ligado sete horas por dia gasta 235,20kWh por mês, o que equivale a R$ 102,11 mensais e R$ 3,40 por dia.
Ex: a geladeira consome 100 watts, então seu consumo necessitará de 400 Watts. Esses valores são hipotéticos, não devem servir de base para cálculo de dimensionamento. Nesse exemplo, o consumo total ficou em em 1.
Ligando na Tomada. Coloque o gerador o mais longe possível da sua casa. Use o cabo que vem no gerador e extenda-o o máximo que puder. A distância é necessária para prevenir incêndios na sua casa caso seu gerador tenha problemas.
equipamentos de ar-condicionado: 8,8 kVA. lâmpadas: 0,24 kVA.