“Pegue as cascas da ameixa e coloque em um recipiente com água. Põe para ferver até a água ficar com uma coloração avermelhada. Após esfriar, coe para retirar as cascas e guarde a água, para tomar duas ou mais vezes ao dia. Sua utilidade é no tratamento de inflamação e cicatrização de ferimentos.”
A produção de ameixa começa após dois anos de plantio e atinge seu pico entre seis e oito anos. As melhores épocas para plantar são no inverno, entre junho e julho, e o verão, de dezembro a janeiro.
A fruta é rica em sais minerais, vitaminas A e C, além de ser diurética. A colheita se estende de março a setembro, sendo que o pico de produção ocorre de junho a julho. De início, a nespereira produz bons frutos a partir do segundo ano de cultivo, sendo que esta produção se estende por mais de 20 anos.
Ameixeira, flores perfumadas na Primavera e frutos doces e suculentos no Verão. A Ameixeira (Prunus domestica) é uma árvore que pode atingir 6m de altura, tem casca escura e brilhante e flores brancas e perfumadas na Primavera. O fruto aparece 4 a 5 anos depois de ser plantada. Dá-se bem nos climas temperados.
Ameixeira, ameixoeira ou ameixieira são os nomes por que são conhecidas algumas espécies de árvore de fruto do subgénero Prunus, incluso no género Prunus da família botânica Rosaceae (a que pertencem também a cerejeira e o pessegueiro). A ameixeira-da-baía é, contudo, do género Ximenia. O seu fruto é a ameixa.
Quando bem manejada e cultivada em condições climáticas propícias, a árvore de ameixa pode chegar, a dez metros de altura, com troco frondoso e imponente. No período da florada, flores com pétalas brancas ovaladas cobrem toda a copa da frutífera ameixeira. Delas surgem as saborosíssimas ameixas.
A ameixa, conforme a variedade, apresenta algumas diferenças de valor nutricional. Por exemplo, a ameixa-vermelha é rica em provitamina A, ao passo que as outras variedades são relativamente pobres. A ameixa-amarela é, por sua vez, mais doce e energética, além de conter um pouco mais de proteína.
Fruto de ameixeira, família das rosáceas, a ameixa, de cor roxa-escura, vilácea, vermelha ou amarela, é carnosa e suculenta, e seu caroço é quase liso. A ameixa tem alto valor nutritivo. É rica em açúcar, sais minerais e algumas vitaminas.
A maneira mais fácil de saber se as ameixas estão maduras é ao pressionar levemente a casca com o seu dedo. Se ela der uma aprofundada, provavelmente está madura. Se ainda estiver dura, você precisará esperar mais um pouco.
Ameixa fresca: A ameixa fresca, com apenas 25 calorias, apresenta um excelente teor de vitamina C, vitamina A e potássio, um mineral que ajuda a controlar a pressão arterial. Ameixa seca: Já a ameixa seca é desidratada e por isso fica mais doce e concentrada em açúcares simples.
A quantidade indicada é de 1 a 2 ameixas frescas por dia, se ela for de tamanho grande. Se forem pequenas a porção aumenta para 3 a 4 unidades. Em relação às ameixas secas, a quantidade pode variar entre 5 a 10 unidades.
Como fazer Picar as ameixas secas e colocá-las em uma xícara com água. Depois cobrir a xícara e deixar repousar durante toda a noite. Na manhã seguinte, tomar somente a água, aproveitando a ameixa para outra receita. Esta água também é uma boa opção para dar para soltar o intestino do bebê.
Ajuda a emagrecer Porém, é importante ter cuidado ao utilizar esta fruta na dieta para emagrecer pois consumir em grandes quantidades pode ter o efeito contrário. Para ter os benefícios da ameixa seca no emagrecimento, o ideal é comer no máximo 2 unidades por dia.
Os homens foram convidados a comer 170g por dia, cerca de 15 ameixas secas; as mulheres, 140g diárias, ou uma dúzia. A alta concentração de açúcar na fruta seca faz com que aqueles que estão de dieta geralmente sejam aconselhados a se limitar a apenas 30g por dia.
A ameixa pode ser consumida ao natural, em cápsulas ou em forma de farinha. Outra opção é a água de ameixa. Para obter um efeito emagrecedor, o ideal é comer de duas a três ameixas ao natural por dia. No caso da farinha, ingerir uma a duas colheres (sopa) ao dia é suficiente.
Para se produzir ameixas-secas, as ameixas são deixadas no pé até que amadureçam completamente. Só então são colhidas e colocadas para secar entre 15-24h sob condições rigorosamente controladas.
As ameixas secas ajudam o organismo a digerir os alimentos da forma adequada, a aliviar a prisão de ventre e auxiliam também na evacuação. Isso se deve à presença de fibras e sorbitol. A presença de vitaminas e minerais altamente nutritivos ajuda a manter a pele saudável e brilhante.
Caso já tenha aberto a lata ou pote da ameixa seca, então passe o conteúdo para um recipiente de plástico ou vidro e coloque na geladeira. Após aberta ela pode durar uns sete dias na geladeira sem ficar ruim.
Segundo os estudiosos, os benefícios se devem à alta concentração de vitaminas K, C, além dos minerais cálcio, boro e magnésio, presentes na fruta.
Os nutrientes presentes na ameixa seca, como vitamina B6, cálcio e magnésio, ajudam na produção de melatonina, o hormônio que regula o sono. Frutas com muita água, como o melão, mantêm o corpo hidratado. A desitratação impede que você consiga dormir e que tenha uma boa noite de sono, por isso, aposte nessas frutas.
Chá de ameixa contra prisão de ventre – 1 xícara de água. Modo de preparo: Colocar as ameixas secas e a água na panela e deixar ferver durante cerca de 5 a 7 minutos, deixar amornar e beber o chá ao longo do dia.