De modo geral, estas são algumas das principais disciplinas encontradas na faculdade de Teologia:
A teologia não é importante apenas para formação religiosa pessoal, mas também para que o indivíduo tenha um diálogo embasado, apontando as semelhanças entre religiões, culturas e grupos sociais.
A teologia é uma ciência que, além dos ensinamentos sobre o espiritual, sobre religião e o Divino, mostra também características que podem auxiliar a formação do cidadão, como o ensinamento da ética e da moral.
A origem do termo nos remete à Hélade - a Grécia Antiga. O termo "teologia" aparece em Platão, mas o conceito já existia nos pré-socráticos. ... A incorporação do termo "teologia" pelo cristianismo teve lugar na Idade Média, entre os séculos IV e V, com o significado de conhecimento e saber cristão acerca de Deus.
adjetivo Que se dedica a teologia; teológico. substantivo masculino Indivíduo que se especializou em teologia. [Por Extensão] Pessoa que estuda teologia. Etimologia (origem da palavra teólogo).
[ Religião ] Doutrina ou estudo da salvação do homem por um redentor.
A salvação é o processo através do qual Deus salva os homens do pecado e de seus resultados. Ela “denota o completo processo pelo qual o homem é liberto de tudo o que poderia impedi-lo de atingir as grandiosas coisas que Deus tem preparado para ele. A salvação é o antídoto do pecado. ...
A salvação pela graça é a forma como Deus nos livra da condenação do pecado sem precisarmos pagar ou se sacrificar. Ninguém consegue alcançar a salvação por mérito ou por algum sacrifício ou pagamento. Por isso Deus nos oferece a salvação de graça!
A Bíblia diz em Efésios 2.
Segundo a soteriologia católica, a salvação, que é oferecida por Deus, realiza-se, após a morte, no Céu. Essa salvação, que conduzirá o homem à santidade, à suprema felicidade e à vida eterna, deve ser obtida através da fé em Jesus Cristo e da pertença à Igreja fundada e encabeçada por Ele. Assim é dada a Salvação.
A Justificação é um conceito teológico presente no cristianismo que trata da condição do ser humano em relação à justiça de Deus. A "Justificação pela fé", também conhecida como sola fide, é um dos conceitos basilares do luteranismo e de todas as denominações cristãs que advém da Reforma Protestante.
Mas Tiago, no segundo capítulo de sua epístola, afirma que as obras são indispensáveis para a salvação, pois elas cooperam com a fé, de modo que somos justificados tanto pela fé quanto pelas obras, e sem obras a fé está morta.