O naturalismo é considerado uma evolução do realismo e apresentava as seguintes características: A ciência era usada como instrumento de análise e compreensão da sociedade. As personagens eram vítimas do determinismo: condicionadas por sua raça, meio e momento histórico em que viviam.
Aluísio Azevedo
O Naturalismo sofreu forte influência das teorias científicas que dominavam o cenário europeu na segunda metade do século XIX, como o socialismo, o positivismo e o darwinismo. No romance naturalista, o narrador se comporta como um cientista, que observa os fenômenos sociais como quem observa uma experiência científica.
Émile Zola (Paris,1840-1902) Considerado o fundador da estética naturalista, foi romancista, contista, dramaturgo, poeta, jornalista e crítico literário. Entendido como pai do romance experimental, Zola tencionava fazer da literatura um instrumento efetivo de luta para mudanças sociais.
José Vicente Barbosa du Bocage foi o naturalista português mais conhecido da segunda metade do século XIX. O zoólogo e político nasceu no Funchal e morreu em Lisboa em 1907. Era primo em segundo grau do célebre poeta Manuel Maria Barbosa du Bocage.
Alexander von Humboldt
Quem foi Lamarck (1744-1829) Lamarck foi pioneiro em sistematizar um conhecimento até então difuso sobre quais seriam as leis ou fundamentos para a evolução das espécies.
Seus estudos sobre a distribuição das plantas e a descrição de novos animais, foram fundamentais para o desenvolvimento da fitogeografia, à zoologia e às ciências humanas, além dos estudos arqueológicos, históricos e etnográficos sobre o continente americano.
A principal contribuição de Humboldt foi dar à Geografia a ideia de ser uma ciência de síntese que utiliza um método de comparação em suas pesquisas, tornando suas descrições dinâmicas. Devido a sua metodologia de caráter sistemático, a Geografia passou a ser considerada uma ciência moderna.
Pode-se dizer que as contribuições de Humboldt e Ritter foram fundamentais porque a Geografia alcançou o âmbito acadêmico e passou a fazer parte do currículo de várias universidades européias,sobretudo na Alemanha,na França e na Rússia. ... Humboldt foi um exímio viajante e explorador.
Carl Ritter (1779-1859) e Alexander von Humboldt (1759-1859) foram dois intelectuais alemães com grande influência na Geografia como a conhecemos hoje. ... Humboldt era um naturalista aventureiro que percorreu diversos continentes enquanto que Ritter compôs sua obra concentrando-se em atividades de revisão bibliográfica.
Ratzel teve como principal obra o livro Antropogeografia –fundamentos da aplicação da Geografia à História (1882) onde muitos acreditam que fundou a Geografia humana.
1 - O avanço do conhecimento sobre a utilização dos mapas, os primeiros estudos fitogeográficos foram relevantes para o levantando de diversas teorias da geografia. ... 5- É a crítica da geografia que se fazia naquele período, buscando impor a geografia como campo científico de valor.
Ao início do século XIX, um conjunto de pressupostos histórico para a sistematização da Geografia já havia ocorrido. A Geografia irá surgir como ciência no século XIX, na Alemanha. Os autores considerados como os “pais” da Geografia são os alemães Alexander von Humboldt e Karl Ritter.
Os dois primeiros a tratarem a Geografia como ciência moderna, isto é, com o seu próprio objeto de estudo e a sua própria sistematização epistemológica, foram Alexander Von Humboldt (1769-1859) e Carl Ritter (1779-1859). Esses dois pensadores foram sucedidos por Vidal de La Blache e Friedrich Ratzel.
A Geografia enquanto ciência no sentido Moderno surge somente no século XIX. ... Na Idade Moderna a Geografia se constitui Ciência com embates das “Escolas” alemã e francesa. Na contemporaneidade aparecem diversas “Correntes Geográficas” e o espaço geográfico torna-se o objeto de estudo da Geografia.
JEAN Brunhes já havia dito, em 1904, em seu primeiro Manual de Geografia Humana: “O domínio desta ciência é uma espécie de subtração entre o que teria sido a Terra sem o homem e o que ela é atualmente”. Esse ramo da Geografia tem, pois, bem o direito de se intitular “humana”.
A geografia já acompanha o homem desde os primórdios da sociedade, mas seu nome surgiu pela primeira vez na Grécia Antiga. No começo, ela era chamada de história natural ou filosofia natural. Mas foi o filósofo Eratóstenes de Cirene quem utilizou pela primeira vez o nome geografia e a expressão pensamento geográfico.
→ Geografia Humana: estuda a interação entre a sociedade e o espaço, envolvendo aspectos políticos, socioeconômicos e culturais. A Geografia Humana divide-se em categorias, como Geografia Urbana, Geografia Rural e Geografia Econômica.
Onde surgiu? O conhecimento geográfico sempre existiu, pelo menos desde que se tenha registros de homens no planeta Terra. ... Comumente se considera que os fundamentos históricos da ciência geográfica se reportam ao contexto da Grécia antiga, em estreita relação com a Filosofia.
A trajetória da Geografia como ciência escolar teve início ainda no século XIX. Em 1837, a Geografia foi implantada como disciplina escolar obrigatória pela primeira vez no Brasil, fato que aconteceu no Colégio Pedro II (Rio de Janeiro).
Eratóstenes de Cirene
A Geografia tem como objetivo principal entender a dinâmica do espaço para auxiliar no planejamento das ações do homem sobre ele. Entender as formas de relevo, os fenômenos climáticos, as composições sociais, os hábitos humanos nos diferentes lugares são imprescindíveis para a manutenção da vida em sociedade.
A ciência geográfica deve, sobretudo, possibilitar essa interação entre escala local e global, os professores da área devem utilizar-se da categoria lugar para uma construção de saberes relevantes as realidades dos estudantes, haja vista que em grande parte de nossas vidas somos levados a querer conhecer lugares ...