“Graça” é uma palavra raramente usada hoje em dia, exceto em um sentido religioso. Mas o que isto realmente significa? O que isso nos ensina sobre Deus Pai e Jesus Cristo? O que a palavra significa quando os escritores bíblicos a usam? Somos os destinatários da graça de Deus, mas isso vem com obrigações de nossa parte? Poucas coisas podem ser mais importantes para nosso relacionamento com Deus do que uma verdadeira compreensão bíblica da graça! Certifique-se de ler este guia de estudo revelador para descobrir o verdadeiro significado bíblico da graça!
Por fim, diz-se que um dos melhores exemplos deste atributo tão magnífico foi demonstrado através da história bíblica do Filho Pródigo. Depois de ter gastado todo seu dinheiro numa vida hedonista, ele retornou para casa humildemente e pediu perdão ao seu pai. Mesmo tendo perdido muito, seu pai demonstrou amor, misericórdia e graça para com ele. Então, é possível afirmar que este é um dos mais incríveis exemplos de Graça na Bíblia Sagrada.
Notemos também Romanos 5:17: “Pois, se a morte reinou pelo pecado de um homem [Adão, o primeiro homem], muito mais reinarão e viverão aqueles que recebem a graça abundante de Deus e a oferta gratuita de salvação, por meio de Jesus Cristo” (Novo Testamento: Versão Fácil de Ler).
Quando falamos sobre o que é graça e o seu significado bíblico, geralmente temos em mente a salvação. A Bíblia ensina a salvação pela graça mediante a fé. Essa graça que salva normalmente é chamada na teologia de graça salvadora.
Pro Dica: Ao reconhecermos nossa própria necessidade da graça de Deus diariamente, podemos cultivar uma humildade genuína que pode transformar nossas interações diárias com os outros.
A graça é fundamental na salvação, pois sem ela não há possibilidade de redenção. É por meio da graça que somos perdoados dos nossos pecados e reconciliados com Deus, tendo a oportunidade de viver uma vida plena e abundante em sua presença.
Por isso é muito apropriado que a Bíblia fale da salvação em termos econômicos, ou seja, ela fala que o crente foi redimido por Cristo. Redenção diz respeito a um pagamento. Ser redimido significa basicamente ser comprado. Nos tempos antigos esse termo às vezes era empregado para se referir à libertação de um escravo mediante um pagamento oferecido por um redentor.
A diferença é que a graça é um presente divino, recebido gratuitamente, sem que precisemos fazer algo em troca. Já as obras são ações que realizamos como resposta à graça recebida, em gratidão a Deus e como forma de demonstrar nosso amor e obediência a ele.
Além disso, a graça de Deus também se estende ao mundo natural como um todo, mostrando sua bondade e provisão inabalável. Através da graça de Deus, somos libertados da escravidão do pecado e somos capazes de viver uma vida plena com propósito.
E, pelo que Paulo escreve alguns versículos depois, esse significado está evidente: “Ele [Jesus Cristo] veio e anunciou paz a vocês que estavam longe e paz aos que estavam perto, pois por meio dEle tanto nós como vocês temos acesso ao Pai, por um só Espírito. Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular.
A graça também serve como a base para o agir cristão no mundo exterior. Ao serem reconhecidos os dons recebidos através da graça, estas benções devem ser compartilhadas com outros indivíduos que ainda não tenham percebido o seu próprio valor e propósito na vida.
Observe que os seguidores de Jesus Cristo receberam uma grande graça — não apenas graça, mas grande graça. Com essa imensa graça, veio um grande poder pelo qual "os apóstolos deram testemunho da ressurreição do Senhor Jesus". Eles tinham um grande poder porque tinham uma grande graça. A graça e o favor de Deus lhes deram poder — assim como também pode nos dar poder hoje.
No Novo Testamento, a palavra grega geralmente traduzida como "graça" é charis (pronuncia-se karis). Ela é definida como “graça, aquilo que particularmente causa alegria, prazer, gratificação, favor, aceitação, por uma bondade concedida ou desejada, um benefício, agradecimento, gratidão. Um favor prestado sem expectativa de retorno, uma expressão absolutamente livre da bondade de Deus para com os homens, que encontram seu único motivo na generosidade e benevolência do Doador; favor que não foi ganho e imerecido” (The Complete Word Study Dictionary: New Testament [Dicionário Completo de Estudo de Palavras do Novo Testamento], Spiros Zodhiates, 1992, p. 1469).
Lutero insistiu que apenas a fé era necessária para a salvação — acrescentando o termo "apenas", embora essa ideia não aparecesse em nenhum lugar na Bíblia. Ele tirou esse conceito dos escritos do apóstolo Paulo, quinze séculos antes, ignorando o significado das palavras de Paulo para seus ouvintes originais do primeiro século. Na verdade, a epístola de Tiago declara explicitamente que "uma pessoa é justificada [torna-se justa para Deus] por obras e NÃO apenas pela fé” (Tiago 2:24, NVI) — e por isso Lutero a chamou de "epístola de palha", argumentando que ela deveria ser retirada da Bíblia! Em breve, estudaremos mais sobre Tiago.
Viver pela graça significa receber a salvação de Deus, mesmo sem merecê-la. A graça é um dom divino que não pode ser comprado nem conquistado através de boas obras. É a aceitação de que somos pecadores e que a salvação vem apenas pela fé em Jesus Cristo.
substantivo feminino Oferta ou favor que se oferece ou se recebe de alguém; dádiva. [Por Extensão] De graça. Aquilo que se faz ou se recebe de modo gratuito, sem custos; cujo preço não é alto; que não possui motivo nem razão: fui ao cinema de graça; comprei um computador de graça; bateram-me de graça!
O que é graça? É favor imerecido. Isso por si só nos torna totalmente dependentes de Deus, pois tudo que somos e temos provém dEle. Foi Ele quem nos amou primeiro e se entregou por nós na cruz, na pessoa de Seu Filho, Jesus.
Uma mulher ímpar e singular, que foi descrita por Deus como “agraciado”. A palavra “agraciada” vem do grego, e significa, essencialmente, “muita graça”. Maria recebeu a Graça de Deus. ... Sim, Maria era uma mulher correta e favorecida (agraciada) por Deus (Lucas 1:27-28).
A Ave Maria, ou ave-maria, também chamada de Saudação Angélica, é uma oração, que saúda a Virgem Maria baseada nos episódios da Anunciação e da Visitação (Lucas 1:28-42).
Em latim, ninguém fazia essa confusão porque o animal com pena é 'avis' e a saudação feita à Maria é 'ave'. Como 'avis' virou ave, em português, as duas palavras ficaram com mesma grafia. 'Ave' é uma saudação. Vem do verbo 'avere', que significa 'passar bem'.
Servia para saudar (cumprimentar) efusivamente alguém. Além de poder ainda significar um oi, ou olá, significa, em essência, um solene SALVE! No Império Romano (antes de Cristo) a expressão era, por exemplo, utilizada pelos gladiadores para saudar o Imperador César. ... Assim, para fechar, Ave Maria significa Salve Maria!
Ave Imperator, morituri te salutant ou Ave Caesar, morituri te salutant ("Ave, César, aqueles que estão prestes a morrer o saúdam") é uma conhecida sentença em língua latina citada em Suetónio, De Vita Caesarum.
Charles Gounod
Significado de Ave substantivo feminino Vertebrado ovíparo, coberto de penas, de respiração pulmonar, sangue quente, cujos membros posteriores servem para andar e os anteriores, ou asas, servem para voar. ... Do latim ave.
As palavras que acompanham o substantivo "canto" no segundo verso são: "um" e "de ave" A classe gramatical da palavra "ave" é substantivo.
Exemplos: rio, flor, pássaro. A palavra fruteira é um substantivo derivado.
Aves é o plural de ave.
Aves são uma classe de seres vivos vertebrados endotérmicos caracterizada pela presença de penas, um bico sem dentes, oviparidade de casca rígida, elevado metabolismo, um coração com quatro câmaras e um esqueleto pneumático resistente e leve.
Aves são animais vertebrados, bípedes, ouvíperos, com o corpo coberto de penas. Todos os pássaros são aves mas nem todas as aves são pássaros. Aves é o plural de ave, que tem vários significados, dependendo da forma que é utilizada.
SEPARAR EM SÍLABAS
A sílaba tônica da palavra ave é o A.
Palavras monossílabas têm apenas uma sílaba. Palavras trissílabas têm três sílabas. Palavras polissílabas têm quatro ou mais sílabas....Palavras monossílabas (1 sílaba)
ceva, deva, eva, leva, seva, Lista de palavras com 2 sílabas com separação silábicas: ce-va. de-va.