Espaço não-escolar é o espaço educativo fora dos muros da escola, sendo reconhecido nas ONG's, nas associações de bairro, nos grupos culturais e/ou religiosos, no CRAS e nos diversos espaços socioeducativos que surgem a todo momento.
Para Pimenta (2010) os estágios supervisionados têm como finalidade, realizar a integração curricular, além de desenvolver nos alunos as competências necessárias a profissão de Pedagogo, seja na docência, como na gestão, ou ainda em outros ambientes educativos não escolares, que ampliam sua formação profissional, porém ...
A diferença entre o trabalho desenvolvido em espaços escolares e não escolares é que em espaços escolares o pedagogo tende a atuar de forma mais formal de acordo a teoria, nos espaços não escolares o conhecimento acontece de forma mais natural de acordo com as necessidades do dia a dia, com as experiências de vida de ...
O pedagogo é o profissional que tem a função de mediar o trabalho pedagógico, agindo em todos os espaços de contradição para a transformação da prática escolar. ... Nesse sentido, o pedagogo assume também o papel de mediador, de articulador das relações entre o professor e o aluno.
O profissional pedagogo junto às ONGs desenvolve e elabora projetos educativos, planeja ações da instituição, presta suporte pedagógico, busca parcerias, entre outras ações. ... Assim, ensinar não é transferir saberes, mas arquitetar possibilidades para a sua produção e construção dentro e fora do espaço escolar.
Conforme Grinspun (2006, p. 152), “a lei 9394/96 traz muitos pontos novos, tendo a flexibilização e a autonomia como aspectos principais. É uma Lei que une os diversos níveis de ensino e suas diferentes modalidades.
Resposta. As associações do Terceiro Setor têm como objetivo principal a melhoria da qualidade de vida das pessoas necessitadas. Portanto, atuam nas áreas de educação, saúde, esportes, lazer, orientação vocacional, qualificação profissional, cultura, etc.
As entidades e organizações de assistência social são aquelas sem fins lucrativos e parceiras da administração pública no atendimento às famílias, indivíduos e grupos em situação de vulnerabilidade ou risco social e pessoal, que integram a rede socioassistencial junto aos entes federativos (órgãos gestores) e os ...