A atuação do fisioterapeuta no NASF consiste em ações de educação em saúde e prevenção de enfermidades, organização do fluxo e manejo dos usuários com demanda por reabilitação, prevenção e tratamento de doenças ocupacionais e desenvolvimento de práticas integrativas e complementares.
Introdução: A atuação do fisioterapeuta é entendida como assistência nos níveis de atenção à saúde, porém, sabe-se que quando inserido na atenção primária pode ser de reconhecimento à população através das ações de promoção e prevenção de agravos à saúde, bem como ações em educação para cuidados em saúde.
O fisioterapeuta, na saúde pública, tem participação e ação no planejamento de todos os níveis de atenção à saúde, participando, portanto, na saúde básica (promoção e educação); em serviços ambulatoriais e hospitalares e em serviços de referência em reabilitação.
Ainda na atenção secundária, o fisioterapeuta pode atuar em cargos de gestão de equipe. Atua no diagnóstico, avaliação e tratamento de lesões nos tecidos e ou sistemas: ósseo, muscular, ligamentar e articular. Como fisioterapeuta, na área da ortopedia você pode encontrar pacientes com alterações posturais e entorses.
As 10 atribuições do fisioterapeuta do trabalho
O Conselho de Fisioterapia e Terapia Ocupacional buscando a proteção da sociedade, realiza a fiscalização dos profissionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. A principal função deste Conselho é zelar pelo bom atendimento destas profissões à população.
O envio de denúncia por e-mail deverá permanecer até que uma nova área de denúncias esteja disponível no site. No e-mail para a fiscalização, é importante que o denunciante forneça o máximo de detalhes ao Crefito-3.
O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO é uma Autarquia Federal criada pela Lei nº 6316, de 17 de dezembro de 1975; com objetivos constitucionais de normatizar e exercer o controle ético, científico e social das profissões de Fisioterapeuta e de Terapeuta Ocupacional.
Terapeuta Ocupacional. É um profissional dotado de formação nas Áreas de Saúde e Sociais. Sua intervenção compreende avaliar o cliente, buscando identificar alterações nas suas funções práxicas, considerando sua faixa etária e/ou desenvolvimento, sua formação pessoal, familiar e social.
Especialidades reconhecidas pelo COFFITO:
Definição de Fisioterapia e Áreas de Atuação É uma ciência da saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas, na atenção básica, média complexidade e alta complexidade.
“Ética é um conjunto de valores sociais que identificam, qualificam e guiam princípios universais e crenças e ações humanas. ... A resolução que estabelece o Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia está estruturada em XI capítulos: Capítulo I – Disposições Preliminares. Capítulo II – Das Responsabilidades ...
Fisioterapia é uma ciência da saúde que estuda, previ- ne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas.
Hoje, existem apenas 394 quiropraxistas registrados no País, e vários estados brasileiros não têm quiropraxistas. Atualmente, existem mais de 240 mil fisioterapeutas no Brasil, sendo que a Quiropraxia é reconhecida desde 2001 pelo COFFITO como especialidade da Fisioterapia.
Atualmente existem no Brasil aproximadamente 17 mil profissionais formados em Terapia Ocupacional.
Somente no dia 13 de outubro de 1969, a profissão adquiriu seus direitos, por meio do Decreto-lei nº 938/69, no qual a Fisioterapia foi reconhecida como um curso de nível superior e definitivamente regulamentada.
Na década de 30 aqui no Brasil, os serviços de fisioterapia eram realizados por médicos denominados “médicos de reabilitação”.