crossorigin="anonymous">
Primeiro mundo: países capitalistas desenvolvidos ou ricos; segundo mundo: países socialistas; terceiro mundo: países capitalistas subdesenvolvidos ou pobres.
Resposta. Permite estudar os países em conjunto; - Nos faz entender como um fenômeno se distribui no espaço geográfico; - Facilita a administração das politicas públicas.
As regiões podem ser estabelecidas de acordo com critérios naturais, abordando as diferenças de vegetação, clima, relevo, hidrografia, fauna e etc., e sociocultural que corresponde à avaliação das condições sociais e culturais que insere neste contexto o índice de desenvolvimento humano para explicitar como vivem as ...
A finalidade da divisão do país em regiões é estatística e econômica. ... O IBGE levou em consideração apenas aspectos naturais na divisão do país, como clima, relevo, vegetação e hidrografia; por essa razão, as regiões também são conhecidas como "regiões naturais do Brasil".
O ato de regionalizar um espaço é importante para o conhecimento geográfico porque permite um conhecimento aprofundado sobre determinada região, diferenciando-a das outras, conhecendo suas peculiaridades.
Regionalizar é o mesmo que dividir um território, ou descentralizar. ... Para garantir uma melhor administração política e um bom desenvolvimento geoeconômico, facilita o planejamento e a organização de um território.
De maneira geral, significa determinar lugares de acordo com determinadas características comuns. Alguns critérios para regionalizar um país pode ser através de suas características físicas, sociais, culturais, religiosas, políticas, econômicas. ... Regionalizar um país dependerá do objetivo que se quer alcançar.
Resposta. Parece ser industrialização ou globalização.
Resposta. A atual divisão em relação a IDH (socioeconômico) é entre países centrais / desenvolvidos, países emergentes / em desenvolvimento (como os BRICS) e países periféricos / subdesenvolvidos (a maioria ainda na África).