Além de deixar os olhos do seu bichinho seco e irritado, podem ocorrer lesões graves e perfurações feitos por areinhas ou por objetos maiores. – Não deixe pelos caídos sobre os olhos. Lembre-se de sempre cortar os pelos em volta dos olhos de cachorros ou gatos com pelo longo.
Dependendo da raça, esse período fica entre cerca de 7 e 14 meses de vida, normalmente acompanhado da queda de pelos. Por esta razão, a tosa filhote (que vamos falar em breve na lista de tipos de tosa para Shih Tzu), por exemplo, é indicada até cerca de 1 ano de idade.
Se o pet tiver pelos longos, penteie para cima e depois a frente do pelo para trás para colocar o lacinho. No caso de usar uma presilha, prenda com um elástico antes, evitando que o punhado de pelos se desmanche, e depois coloque-a abaixo do elástico.
Para reproduzir, é fácil: com o cabelo escovado, separe os fios do topo da cabeça [pense no desenho de uma ferradura]. Aplique na mão uma pomada que facilite prender o cabelo, já que ele que ficará no centro da cabeça. Amarre em um rabinho e deixe as mechas caírem para os lados.
O animal deve ser escovado diariamente para eliminar nós e pelos mortos. O banho também é importante e deve ser feito com produtos desenvolvidos para seu tipo de pelagem e cor. Além do shampoo, Shih Tzu precisa do uso de condicionadores e hidratantes para manter a pelagem sempre vibrante.
Mas os fatores para a causa podem ser os mais variados, como ambientais, de saúde, shampoos, alimentação e muitos outros. Mas independente da raça, todos perdem pelos. Além disso, a perda dos mesmos é diária, sendo um mecanismo fisiológico, pois da mesma forma que eles caem, novos nascem.
Isso mesmo! Nada de usar o seu creme de hidratação no cachorro, pois alguns componentes do hidratante humano podem agredir a pele do cãozinho. O hidratante para cachorro é mais suave, sem cheiro e livre de ingredientes que possam causar alergias e irritação.
O que fazer quando o pelo do cachorro está caindo muito?
“Todo cachorro tem a queda de pelo fisiológica, causada pelo envelhecimento do próprio pelo”, explica a médica-veterinária da Petz, Dra. Heidy Lima. O pelo nasce, cresce, envelhece e cai naturalmente, sendo substituído por outro, de modo que é normal entender porque o pelo do cachorro cai.
A queda de pelo em cachorro é normal quando acontece de forma uniforme em todo o corpo do animal e não há a manifestação de nenhuma sintoma, como coceira, vermelhidão, inchaço ou mudança comportamental. Por isso, tenha sempre o cuidado de observar cuidadosamente a pelagem do seu companheiro.
A alopecia em cães é uma condição que se manifesta como um sintoma de doenças do próprio pelo ou de desequilíbrios no organismo do animal. “Ela pode se apresentar de diversas formas, como uma região localizada sem pelos ou de forma difusa”, diz a médica-veterinária da Petz, Dra.
Alopecia areata é uma doença inflamatória que provoca a queda de cabelo. Diversos fatores estão envolvidos no seu desenvolvimento, como a genética e a participação autoimune. Os fios começam a cair resultando mais frequentemente em falhas circulares sem pelos ou cabelos.
A sarna em cachorro é causada por tipos específicos de ácaros que se instalam na pele do animal hospedeiro, ou seja, o cachorro. Esses parasitas são transmitidos por meio do contato direto com animais e pessoas infectadas ou de mães para filhotes.
Sarna de cachorro pega em humano? Uma das principais dúvidas entre os tutores é se a sarna de cachorro pega em humano. Então, anote aí: das três sarnas principais, somente a sarna sarcóptica pode ser transmitida para seres humanos. O problema é que, infelizmente, ela é também a sarna mais comum.
Entre os tratamentos mais comuns estão banhos com shampoos e sabonetes especiais e remédio para sarna de cachorro com aplicação tópica, podendo ser cremes, pomada, sprays e aerossol. Alguns casos mais graves exigem a utilização de remédio para sarna de cachorro via oral ou injetável.
“A mais comum é o aparecimento de bolinhas vermelhas e descamativas que coçam muito e incomodam o animal. Às vezes, formam-se também áreas alopécicas (sem pelos). Mas em geral são lesões vermelhas que coçam muito e, com isso, afetam a qualidade de vida do animalzinho”, diz a veterinária Ana Carolina.