Evite consumir alimentos que tenham cafeína, a exemplo de café, chocolates, doces e refrigerantes.
Por esse motivo, o café descafeinado é recomendado para pessoas com sensibilidade à cafeína ou ainda com hipertensão, insônia, distúrbios de ansiedade, taquicardia, esofagites, gastrites, úlceras, azia, náuseas, enxaquecas, labirintites e dores de cabeça.
O café é a segunda bebida mais consumida pelos brasileiros, depois da água. No entanto, para aqueles que sofrem com enxaqueca, a bebida pode representar um problema: estudo indica que tomar três xícaras de café por dia pode desencadear as terríveis dores de cabeça.
O café descafeinado apresenta benefícios semelhantes aos do café comum sem aumentar a ansiedade e o refluxo ácido. O café descafeinado costuma ser uma alternativa para quem tem problemas com a cafeína, como é o caso do aumento de ansiedade, mas ainda assim não abre mão do sabor da bebida.
É que o café é um estimulante do sistema nervoso, e doenças como enxaqueca e ansiedade compreendem um estado de hiperatividade do sistema nervoso. A última coisa que um sistema nervoso hiperativo precisa nesse mundo, é de estimulantes.
“Um dia que a pessoa fique sem tomar café, ela já pode ter cefaleia, irritação, palpitação e até insônia”, aponta.
Enxaquecas podem ser desencadeadas pela falta de sono, mudanças no clima, fome, excesso de estimulação dos sentidos, estresse ou outros fatores. Elas podem ser agravadas pela atividade física, luz, sons ou odores. Os médicos baseiam o diagnóstico em sintomas típicos.
7 alimentos que causam enxaqueca
Na verdade, a pessoa deve evitar os alimentos que agravam as crises, como por exemplo queijos amarelos, chocolate e bebidas alcoólicas. Por isso, manter uma dieta equilibrada é o ideal. A enxaqueca só acontece em adultos.
A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça caracterizada por sua recorrência e forte intensidade....Confira nossas dicas!
Álcool e alimentos industrializados: bebidas alcoólicas, café, chocolate, queijos amarelos, enlatados e embutidos possuem um conservante em comum que pode provocar enxaqueca. Porém, portadores do problema não precisam evitar todos estes produtos completamente.
Laranja, tangerina, limão – têm ácido cítrico e naringina, substâncias que podem provocar uma reação alérgica e, para quem tem tendência, iniciar a enxaqueca.
A dieta para enxaqueca deve incluir alimentos como peixe, gengibre e maracujá, porque são alimentos com propriedades anti-inflamatórias e calmantes, que ajudam a prevenir o surgimento de dores de cabeça.
- Milho; - Maçãs; - Bananas. Algumas bebidas ou aditivos também estão entre os piores a provocar dores de cabeça, incluindo bebidas alcoólicas (especialmente vinho tinto), bebidas com cafeína (café, chás e colas), glutamato monosódico, aspartame e nitritos.
Melancia "A água é sempre uma aliada no combate à dor de cabeça, pois o estado de hidratação adequado ajuda a prevenir as crises, quando causadas pela desidratação", considera Lenina. Além disso, a melancia contém magnésio, nutriente importante para pessoas com dores de cabeça e deficiência deste mineral.
Ele possui glutamato monossódico, que pode elevar os níveis de acetilcolina, um dos neurotransmissores estimulantes da função muscular, e inibir a absorção de glicose por parte das células cerebrais. Essas alterações favorecem a enxaqueca.
Mas há pacientes cujas dores podem ser desencadeadas por outros alimentos. Já tive pacientes que tinham crises de enxaqueca com pepino, melancia, melão e pimentão. E conheço vários pacientes que podem comer de tudo, e não têm crises de enxaqueca. Tudo depende da constituição genética do indivíduo.
Pior ainda, creio eu, são aquelas listas já prontas de possíveis desencadeantes de enxaqueca que se divulgam como se fossem os principais culpados da enxaqueca em todo mundo: frutas cítricas, banana, mamão, castanhas, queijos e até feijões podem constar nessas listas, além do chocolate, vinho tinto, salsichas e ...