Neodarwinismo: Esta nova corrente baseia-se em dois factores vitais: a variabilidade genética e a seleção natural. Darwinismo: explicação da necessidade de haver indivíduos mais bem adaptados. A partir disto, Darwin desenvolveu a teoria da seleção natural.
ATENÇÃO: A seleção natural não diz que o mais forte sobrevive, uma vez que nem sempre o mais forte é o mais apto. Conheça os três tipos de seleção natural e entenda como esse importante mecanismo evolutivo proposto por Darwin ocorre nos organismos vivos.
Em 200 mil anos de história humana, os Homo sapiens chegaram a conviver com os últimos Homo Heidelbergensis na África (os quais deram origem aos sapiens), com os últimos Neandertais na Europa, os últimos humanos de Denisova na Sibéria, os últimos Homo erectus na Ásia e Oceania, e talvez até mesmo tenham encontrado os ...
a) Para que ocorra a seleção natural, é fundamental que exista variabilidade genética. b) A seleção natural é responsável por garantir a sobrevivência do organismo mais forte. ... A seleção natural é responsável por promover a sobrevivência do organismo mais apto. Organismos mais fortes nem sempre são os mais aptos.
A Teoria da Evolução é um conceito utilizado na biologia para indicar que a variação das espécies é o resultado de um processo gradativo de evolução. Esta ideia contrapõe a Teoria Criacionista de que o universo foi criado por Deus.
Alguns fatores influenciam na variabilidade genética, como a mutação, o fluxo gênico, a reprodução sexuada e a deriva genética. Entre eles, a mutação é o principal fator gerador de variabilidade, permitindo o surgimento de novas combinações dentro do conjunto de genes da população.
São favoráveis para a ocorrência de evolução, apenas: ... A reprodução assexuada e a autofecundação são processos que não garantem grande variabilidade genética, sendo assim, não são favoráveis para a ocorrência de evolução.
Evolução é um processo no qual ocorrem mudanças nos seres vivos ao longo do tempo, levando frequentemente ao surgimento de novas espécies. Essas modificações são passadas para os descendentes, e é por isso que muitos definem evolução também como a descendência com modificação.