Como Saber o Peso do Bebê na Barriga da Mãe? É importante sabermos que durante uma parte da gestação o bebê é muito pequeno e não tem ganho significativo de peso, porém é a partir da 20ª semana que as coisas começam a mudar.
Ao completar um ano, espera-se que o bebê pese cerca de 11 quilos. No primeiro ano de vida, o pediatra faz o acompanhamento do ganho de peso do bebê, pois essa fase é fundamental para o seu desenvolvimento. Nos primeiros dois meses, ele ganha mais peso do que nunca. Conforme vai crescendo, o ritmo diminui.
Sinais de possível constipação
Estima-se que cerca de 20% a 50% dos bebês apresentam refluxo fisiológico causado por dismotilidade gastrointestinal, ou seja, por imaturidade do sistema digestivo, manifestando-se como regurgitação (golfada) ou vômito. O bebê que "golfa" na maioria das vezes não está doente, apresenta refluxo fisiológico.
Sinais indicam gravidade da dor de barriga em bebês
Nem todos os bebês desenvolvem cólicas mas, quando elas aparecem, isso costuma acontecer entre o 12º e o 15º dias de vida. Não há uma regra rígida para definir quando os bebês deixam de ter cólica, mas normalmente essa fase dura nos três meses de vida.
O choro pode ocorrer a qualquer hora, embora, frequentemente, piore no início da noite. Infelizmente, não há explicação definitiva sobre por que isso acontece. Na maioria das vezes, a cólica significa simplesmente que a criança é extraordinariamente sensível à estimulação ou também por ter um sistema nervoso imaturo.
COMO ALIVIAR AS CÓLICAS *Dê colo e carinho para o bebê na hora do choro. *Deite-o de bruços e embale-o nos braços. *Coloque a barriguinha dele em contato com o seu abdome: calor e aconchego ao mesmo tempo são imbatíveis! *Esquente um pano a ferro ou opte por bolsa de água quente.
- Movimentar as pernas do bebê, como se estivesse pedalando no ar, para eliminar o excesso de gases e aliviar a dor. - Fazer uma massagem na barriguinha do bebê, no sentido horário, também pode ajudar a eliminar o excesso de gases. - Compressas mornas na barriga podem aliviar a dor e relaxar o bebê.
geralmente a dose recomendada é 1 gota por kg de peso. Se o recém-nascido tem de 3 a 4 kg, então a dose seria de 3 a 4 gotas.
Coloque o bebê em um ângulo de 45°, algo "muito importante", segundo o médico, pois ajuda a manter o controle sobre ele e não permite que sua cabeça "caia para trás", e o balance suavemente. O movimento pode ser realizado de cima para baixo, ou mesmo "agitando" delicadamente.
Aprender a cantar e dançar com seu filho é uma ótima experiência para os pais. Descobrir o poder do seu abraço e do seu colo. Vale a pena experimentar um gostoso banho de chuveiro que pode ser uma maneira de tranquilizar a criança e de fazer contato pele a pele com o bebê.
Nada justifica sacudir uma criança. Os especialistas aconselham que se um pai ou mãe “está tendo problemas para controlar as emoções produzidas pela maternidade ou paternidade, que procure ajuda, já que alguns segundos são suficientes para que o bebê sofra consequências irreparáveis”.
O que acontece é que muitas vezes a criança divide essa noite. Isso mesmo! Ela acorda e a pressão de sono diminui. Mas, para que a criança durma por mais horas até de manhã cedo, a pressão de sono precisa aumentar novamente (e isso pode levar 1, 2 ou 3 horas).
Brinque bastante com ele durante o dia para gastar toda a sua energia. A Associação Americana de Pediatria recomenda: estender as horas durante o dia em que o bebê fica desperto o ajudará a dormir durante períodos mais longos à noite.
Mais de 70% dos bebês acordam os pais no meio da noite até os 2 anos.
Meu filho dorme mal: 5 dicas para noites mais tranquilas
Se o seu bebê não dorme pode ser um problema de apego. Ele não está se sentindo seguro e confortável o suficiente para conseguir dormir. Dar colo, atenção, amamentar em livre demanda e embalar na hora de dormir são alguns pontos importante da criação com apego que pode ajudar o seu bebê a dormir.
Apesar de sua pouca duração, cerca de 15 dias, a crise dos três meses pode ser bastante intensa. Porém os pais precisam ser bastante pacientes, já que esse processo é importante para o crescimento do bebê. Sendo uma fase preocupante, principalmente em relação à amamentação, o bebê não é prejudicado nutricionalmente.
Tudo o que uma mãe de um recém-nascido mais quer na vida é dormir. Mas, normalmente se o bebê 'engata' umas horinhas de sono a mãe é orientada a acordar o bebê para que não ultrapasse um determinado número de horas dormindo.