Em muitas culturas, os gatos são animais sagrados e cultuados, considerados ótimos talismãs para proteger a casa e atrair boa sorte e fartura. ... Há uma crença de que gatos são seres mais evoluídos espiritualmente e são ótimos para afastar más energias da casa, além de serem ótimos guias astrais.
Se você acha que eles enxergam como os humanos, está enganado. Os gatos não enxergam tantas cores, mas também não veem em preto e branco como muitos pensam. A retina humana possui três tipos de cores que são capazes de captar o azul, vermelho e verde, o que permite que enxerguemos uma variedade enorme de cores.
"O gato representa a civilização, relação feita a partir da agricultura. Também representa o Sol, por ficar bastante tempo deitado na areia se bronzeando.
Os gatos entraram na história da humanidade para nos proteger dos ratos. Entre 13 mil e 11 mil anos atrás, homens e mulheres começavam a viver o sonho da casa própria. ... Faziam parte de outra espécie, a Felis silvestris (gato selvagem). Eles estão para os gatos de hoje assim como os lobos estão para os cachorros.
A própria Bíblia obriga o descanso semanal não só para o homem como também para os animais”, destaca padre Juarez. ... “Os animais não são coisas nem objetos, são criaturas de Deus, ou seja, criados por Deus segundo o relato bíblico e por isso devem ser amados e respeitados.
Satisfação: é a razão mais comum. Os gatos ronronam para demonstrar que estão felizes com um carinho; Fome: muitos gatos ronronam quando estão com fome ou quando percebem que está na hora da ração. ... Comunicação: alguns estudos demonstram que o ronronar é uma maneira do gato se comunicar.
laringe
Segundo ela, os gatos afofam porque se lembram de sua mãe e do período em que era filhote! Este movimento é comum nos gatos bebês enquanto mamam. As patinhas estimulam a produção de leite. Gatos adultos fazem isso inconscientemente, quando estão em uma situação agradável, tranquila e confortável.
Os bichanos são tão independentes que não é difícil ouvir a frase “um gato me adotou”. Mas será que isso é verdade? ... Ou seja: quando um gato aparece na sua porta e decide ficar, é porque ele gostou de sua companhia! Assim, podemos dizer porque o gato escolhe o dono.
Morder, geralmente é algo que as pessoas associam com sentimentos negativos, mas os gatos são um pouco diferentes. Quando o seu gato dá mordidinhas de brincadeira, ele está oferecendo carinho. Isto é bem diferente de uma mordida defensiva ou de medo que serve para machucar e os sentimentos por trás dela também.
Principais sintomas da raiva felina
O comportamento dos felinos pode ser entendido facilmente através das orelhas. Quando elas estão eretas e viradas para frente, o animal está em estado de atenção. Ao ficar com medo, o pet deixa elas abaixadas. Situações de confiança e agressividade são caracterizadas por orelhas erguidas viradas para trás.
A tendência é que os gatos castrados adotem um comportamento mais tranquilo, calmo e dócil. Muitos tutores podem achar que isso é causado por uma perda de personalidade, mas na verdade é uma questão puramente hormonal.
Gatos são conhecidos por terem a personalidade forte e seguirem suas próprias vontades, muitas vezes sendo considerados até egoístas — uma grande injustiça com os bichinhos.
Como falar com seu gato
Segundo os pesquisadores, mesmo o gato que não reagiu ao chamado pode ser capaz de reconhecer seu nome. ;A falta de resposta pode ser causada por baixo nível de motivação para interagir com os humanos, a depender do sentimento, da condição e da situação do gato;, explica Saito.
De um jeito ou de outro, gatos de pelos longos exigem cuidados especiais, como você confere a seguir:
Aprenda 4 truques para adestrar um gato
A melhor forma de acalmar um gato estressado é oferecendo atividades e distrações para o bichano. “Enriquecer o ambiente, tornando-o mais atrativo para o gato, pode fazer com que ele gaste suas energias e se mantenha mais calmo”, comenta a Dra.
O melhor é fazer isso logo depois de o gato se alimentar. “Assim, ele vai entendendo que aquele é o lugar para ele fazer as necessidades”, diz a médica-veterinária. Recompensá-lo com petiscos ou carinho quando ele procura a caixa para defecar e urinar também é muito útil para acelerar o processo de aprendizagem.
Esta pergunta é um tanto complicada. Isso porque os gatos costumam se desenvolver até aproximadamente um ano de vida. Porém, pela estrutura dos felinos, é possível conhecer o tamanho do gato adulto antes deste período. “Geralmente, com 6 meses o bichano já atinge o porte que terá com sua idade adulta.”, explica a Dra.
“Após os 12 meses que o gato já será considerado um adulto.”, afirma. Isso significa que é a partir o gato cresce até essa idade. E, então seu amigo vai parar de crescer e se desenvolver fisicamente.