A política do café-com-leite foi um acordo firmado entre as oligarquias estaduais e o governo federal durante a República Velha para que os presidentes da República fossem escolhidos entre os políticos de São Paulo e Minas Gerais.
Foi na presidência de Campos Sales (1898-1902) que se consolidou o arranjo oligárquico que se viabilizou a chamada "política do café com leite ". Essa política significou que: A) Os Estados de São Paulo e Minas Gerais monopolizaram o exercício da presidência da República.
Manuel Ferraz de Campos Sales (Campinas, 15 de fevereiro de 1841 — Santos, 28 de junho de 1913) foi um advogado e político brasileiro, terceiro presidente do estado de São Paulo, de 1896 a 1897 e o quarto presidente da República, entre 1898 e 1902.
Os beneficiados na Política do Café com Leite eram os estados de São Paulo e Minas Gerais. O acordo firmado visava a troca de presidentes, alternado entre os estados. O contrato foi firmado durante a República Velha, com intenção de beneficiar as Oligarquias de ambos os estados. A prática durou cerca de três décadas.
Resposta. Resposta: Minas Gerais era muito influente na política do Brasil juntamente com São Paulo pois era o maior produtor de leite e São Paulo de café.
O café era o principal produto exportado pelo Brasil, e a redução das vendas das safras afetou a economia. ... A fragilidade da economia nacional e a insatisfação de parcelas da população suscitaram a vulnerabilidade do regime oligárquico.
V. A Revolução de 1930 marcou a história republicana brasileira, ao romper com o controle oligárquico do poder político e inaugurar uma longa fase de governo democrático, somente rompida com o Golpe de 1964.
As razões que contribuíram para a eclosão da revolução de 1930 foram basicamente o rompimento do acordo da Política de Café com Leite por parte do Estado de São Paulo, que elegeu seu próprio presidente em vez do que fora acordado com os outros estados.
A Constituição de 1934 – Principais inovações:
As primeiras medidas do governo provisório foram: o fechamento do Congresso e do Senado, a suspensão da Constituição de 1891 e a destituição dos antigos presidentes de províncias (governadores). Também foram criados o Ministério da Educação e Saúde, bem como o Ministério do Trabalho, da Indústria e do Comércio.
A Era Vargas é a fase da história brasileira em que Getúlio Vargas governou o país de 1930 a 1945. Foi forçado a renunciar à presidência após um ultimato dos militares. Era Vargas foi um período iniciado em 1930, logo após a Revolução de 1930, e finalizado em 1945 com a deposição de Getúlio Vargas.
Verificado por especialistas. Os principais acontecimentos que marcaram o Governo Vargas em 1930, 1934 e 1937, respectivamente, são a instituição do Governo provisório , do Governo constitucional e do Estado Novo. ... No dia seguinte à promulgação da nova Constituição, Getúlio foi eleito presidente constitucional do país.
Após a Segunda Guerra, a Europa entrou em declínio e os EUA se consolidaram como principal potência ao lado da URSS, formando o mundo bipolar, sendo o primeiro capitalista e o segundo socialista.
Diminuição de areas florestais; extinções e problemas para ecossistemas. Grande aumento da poluição; devido a urbanização. Revolução industrial; avanços com uso de maquinas. Aumento da desigualdade social e miséria no país.